Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de maio de 2014

POPULAÇÃO VIRA ARTISTA DE CIRCO NA BARRA

A beleza da Barra do Ceará é indiscutível. Mas existe um reconhecimento dos moradores do bairro para a necessidade de resistência e reexistência dos espaços públicos. E como tomar de volta, ocupar, se sentir pertencente aos locais frequentados no dia a dia, como a Feira das Goiabeiras e Vila do Mar? Pela alegria do circo! Claves, bolinhas, nariz de palhaço, pernas de pau... Para assistir, para interagir, para deixar o sorriso ocupar o espaço.
O projeto Ocupa com Circo, idealizado pelo artista circense Alysson Lemos, foi contemplado pelo 3º Edital Ação Jovem, por meio do Centro Urbano de Cultura, Artes, Esporte e Ciência - Cuca Barra. A proposta é realizar quatro intervenções artísticas em espaços públicos da Barra do Ceará. Artistas convidados vão se apresentar e o “respeitável público” vai poder conhecer equipamentos e técnicas circenses após cada número realizado. Tudo isso sob as bênçãos da incrível luminosidade do famoso pôr do sol da Barra.
São quatro intervenções em locais diferentes e sempre às 17 horas. A estreia ocorreu no último dia 25,  na Colônia de Pescadores da Barra do Ceará. No dia 3 de maio foi a vez dos frequentadores da Feira das Goiabeiras entrarem no picadeiro. Hoje, 9, o  calçadão da Vila do Mar será o palco do Ocupa com Circo, e, como não poderia deixar de ser, o circo chega ao Cuca da Barra no dia 16 próximo. 
De acordo com Alysson Lemos a proposta é mesmo incentivar a apropriação da cidade pelos seus moradores e a possibilidade de realizações culturais nos seus espaços de convivência. O palhaço malabarista acredita que existem inúmeros profissionais, artistas e outras iniciativas que podem contribuir de modo decisivo para a realização de atividades que ocupem permanentemente os espaços públicos. “
Alysson Lemos Campos, artista de rua desde 2011, trabalha com a proposta de ocupação de espaços públicos e de socialização na cidade de Fortaleza por meio da linguagem circense, atuando como malabarista e palhaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário