Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

NA CAIXA - EM EXPOSIÇÃO A CULTURA VIVA DO POVO BRASILEIRO

Bumba Meu Boi do Maranhão parte do patrimônio imaterial brasileiro
De quarta-feira próxima (20) até 26 de outubro, a Caixa Cultural Fortaleza apresenta a exposição "Patrimônio Imaterial – A Cultura Viva dos Povos". Um total de 30 bens imateriais do povo brasileiro – lugares, formas de expressão, saberes e ofícios transmitidos e renovados de geração em geração de todo o país – estarão à mostra em duas galerias do prédio. 
Para compor a exposição, os idealizadores Fernanda Pereira, Mirna Brasil Portella e Luiz Prado contaram com a curadoria do historiador Luciano Figueiredo, que buscou bens imateriais registrados ao longo de 12 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre o material a ser exposto estão peças cedidas por vários museus do país. 
Por meio de textos, fotos, vídeos, músicas, sons e objetos, os bens imateriais apresentados são distribuídos em três blocos, em forma de aldeias circulares. A primeira, representa os povos que construíram a identidade do brasileiro. Na segunda aldeia,  estão as paisagens, imagens de cidades, aldeias, sítios históricos, cachoeiras e praias que formam o rico patrimônio natural do país. Os ofícios, saberes e fazeres do povo brasileiro estão na terceira aldeia. 
Antes de chegar a Fortaleza, "Patrimônio Imaterial - A Cultura Viva dos Povos" esteve em exposição na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Depois de Fortaleza, segue para Salvador, onde será aberta em dezembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário