Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

TURISTAS VÃO PAGAR TAXA - BOMBINHAS, UM PARAÍSO ECOLÓGICO EM SANTA CATARINA

A partir do dia 15 de novembro entra em vigor a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), instituída pela Lei 185, de 19 de novembro de 2013, com o propósito de criar um fundo específico para a conservação e proteção ambiental do território de Bombinhas.
Ana Paula da Silva
A prefeita Ana Paula da Silva afirmou que a taxa foi criada porque Bombinhas é um dos municípios de mais extrema sensibilidade ambiental do Brasil. Possui apenas 36 km2, e 75% são áreas intocadas por serem consideradas de conservação permanente. É o município com maior extensão de orla marítima do Estado, localizado no entorno da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Além disso, Bombinhas possui três Unidades de Conservação (UCs): o Parque Natural do Morro do Macaco; o Parque Natural Municipal da Galheta; e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros. Apesar de serem grandes atrativos turísticos, essas áreas ainda não possuem plano de manejo e fiscalização adequada.
As suas 39 praias, por sua vez, atraem muitos visitantes, mas ainda assim a economia gerada através do turismo não é forte o bastante para sustentar os investimentos necessários à preservação ambiental.
Por isso, a partir de 15 de novembro até 15 de abril, os turistas e outras pessoas que vierem a Bombinhas terão que pagar a Taxa de Preservação Ambiental, cujo valor recolhido deverá ser aplicado exclusivamente em infraestrutura ambiental, preservação do meio ambiente com seus ecossistemas naturais, limpeza e ações de saneamento.
PARAÍSO ECOLÓGICO - Bombinhas é uma pequena cidade localizada no Estado de Santa Catarina, um dos maiores destinos turísticos do país. A cidade é um ícone turístico situado geograficamente numa península no litoral norte do Estado. Com uma área de apenas 36,6 km2, que avança para o Oceano Atlântico, a cidade se destaca por exuberantes belezas naturais, motivo de orgulho para seus habitantes e de admiração dos turistas do Brasil e do mundo inteiro. Bombinhas está localizada na região turística Costa Verde e Mar, juntamente com outras dez cidades situadas no litoral centro-norte de Santa Catarina.
A cidade é um paraíso ecológico, banhado por águas cristalinas e de abundante riqueza natural. Bombinhas é composta por 39 praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, entre outras desertas que possuem acesso apenas por trilhas e costões, agradando aos mais diversos públicos.
A cidade tem o privilégio de estar localizada a apenas 60 quilômetros da capital, Florianópolis, e próxima a pólos turísticos como Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Por ser uma península (única no sul do Brasil), a cidade possui uma grande diversidade de paisagens e opções de prazer em meio à natureza, como caminhadas nas praias, rappel, escaladas, trekking, surf, mergulho, windsurf, entre outros. 
As principais atividades econômicas de Bombinhas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mexilhões e ostras), herança dos colonizadores desta região, que foram povos indígenas e, mais tarde, portugueses.
Atualmente o turismo é a base de sustentação econômica do município. A atividade tem tanto destaque que nos últimos anos Bombinhas foi eleita entre as melhores praias do país pela revista “Viagem e Turismo”. Reconhecida no âmbito nacional e internacional, a cidade dispõe de uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia, atendendo aos mais variados perfis de públicos. (Jornalista Valmir Grein -Abrajet-SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário