Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PADROEIRA DO BRASIL - PROCISSÃO SOLENE ENCERRARÁ AS HOMENAGENS, EM APARECIDA

Momento de grande emoção e beleza ocorrerá durante a Procissão Solene de encerramento da Novena e Festa da Padroeira, no próximo domingo, 12, em Aparecida, São Paulo, na solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil. Depois de nove dias de intensas homenagens à Mãe Aparecida, a penúltima das atividades devocionais da Novena e Festa da Padroeira, os fiéis e devotos  manifestam publicamente sua devoção à Virgem 
Este ano, o trajeto será diferente dos anteriores: um andor com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida sairá da Matriz Basílica, conhecida como Basílica Velha, em direção ao Santuário Nacional. Descerá a avenida Monte Carmelo, passará pela rua Anchieta até chegar à Basílica Nova. Na Porta Santa, entrada principal da Basílica, a Imagem será acolhida e recepcionada com fogos de artifício e pelos Missionários Redentoristas. 
A Procissão Solene sairá da Matriz Basílica às 17h. No Santuário Nacional a última missa da Novena e Festa da Padroeira será celebrada às 19h, no Altar Central. 
CARRO-ANDOR – Neste como em todos os anos passados, um momento aguardado por todos os devotos da Mãe Aparecida na Procissão Solene é o encontro com a Imagem no carro-andor. Ornado com flores e luz, o carro-andor dignifica a presença de Maria em meio ao seu povo. 
Resultado de muitas mãos, o carro-andor é sempre esperado com expectativa pelos devotos pela novidade e beleza únicas que apresenta em sua estrutura. 
O senhor Jab Pasollini, design floral, um dos profissionais envolvidos nos preparativos adiantou alguns detalhes do carro-andor desse ano, mas mantendo segredo e mistério para garantir a emoção quando ele for revelado no próximo domingo.“O carro-andor surpreenderá os devotos por sua estrutura, grandiosidade e beleza, pois será algo inusitado”, afirmou. 
No ano passado, a berlinda onde foi colocada a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi ornada com centenas de rosas brancas exaltando sua pureza virginal.
RAZÕES DA DATA - A festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: dia da Imaculada Conceição (08/12 ); 5º domingo após a Páscoa; 1º domingo de maio (mês de Maria ); 7 de setembro (Dia da Pátria).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua assembleia geral de 1953, determinou que a festa fosse celebrada, definitivamente, no dia 12 de outubro, pelos seguintes motivos: associação com a data de descobrimento  da América, comemoração do dia da Criança (A Virgem Mãe de Deus e nossa!), e por ser outubro o mês do encontro da Imagem milagrosa, no Rio Paraíba do Sul, em 1717.
Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Bati sta Figueiredo,promulgou a Lei Nº 6 802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.
A festa da Padroeira do Brasil tem por objetivo fazer memória da devoção a Nossa Senhora Aparecida; fazer o anúncio keriguimático de que Jesus é o Deus encarnado no seio da Virgem Maria e nosso único salvador; e reunir o povo católico em oração, comemorando sua Rainha e Padroeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário