Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

COMEMORAÇÃO NA ARENA CASTELÃO - CALÇADA DA FAMA HOMENAGEIA ÍDOLOS DE FUTEBOL

A retomada de atividades culturais e coPara comemorar o segundo aniversário da reformada Arena Castelão,  o estádio recebeu o projeto Foot Fame/Pé da Fama. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivo (Sege) e dotará o espaço de uma Calçada da Fama, única em arenas da Copa do Mundo de 2014. A solenidade de abertura do projeto foi na última terça-feira (16), pela manhã, no Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, com a presença de grandes nomes do futebol cearense entre os homenageados.
Nessa primeira fase, foram homenageados 11 ícones, incluindo seis profissionais que se destacaram no futebol cearense: Erandy Pereira Montenegro, autor do primeiro gol no Castelão; Geraldino Saravá, maior artilheiro do estádio; Gildo, ex-jogador indicado como ídolo do Ceará Sporting Club; Ronaldo Angelim, craque indicado pelo Fortaleza Esporte Clube; e Pacoti, ídolo indicado pelo Ferroviário Atlético Clube. Todos têm  os pés imortalizados na calçada da fama do futebol da Arena Castelão. Para completar a lista, houve  homenagem póstuma ao ex-comentarista e um dos maiores defensores da construção do estádio, Paulino Rocha, indicação feita pela SEGE.
No âmbito nacional, tiveram suas pegadas imortalizadas  os representantes de cada um dos títulos mundiais do Brasil. O “Rei do futebol”, Pelé (1958-1962-1970);  o “Anjo de Pernas Tortas”, Garrincha (1958-1962);  o xerifão do tetra, Ricardo Rocha (1994);  e o lateral-esquerdo do penta Campeonato Mundial de Futebol, Roberto Carlos (2002). O meia Ricardo Goulart, campeão do Brasileirão 2014,  pelo Cruzeiro, também foi lembrado na solenidade como um dos destaques do ano no futebol brasileiro.
INTERATIVIDADE - O museu ao ar livre  permitirá  que o torcedor conheça a trajetória de jogadores, técnicos e de profissionais da imprensa esportiva, de forma simples e com muita interatividade. Os Discos Pegadas, como são conhecidos, contarão com tecnologia de Realidade Aumentada, ou seja, ao baixar um aplicativo para smartphones, o torcedor poderá acessar a um acervo com vídeos, fotos, além de conhecer a biografia de cada homenageado.
O projeto prevê ainda outros nomes de grandes jogadores e técnicos da história do futebol no mundo todo, além de personalidades da imprensa, que ajudaram a escrever a vitoriosa história do esporte no Brasil. Ao todos, serão 100 pegadas de personalidade do futebol, de diferentes nacionalidades e gerações. Craques que levaram o nome do Brasil ao mundo na conquista dos cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira e de momentos inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário