Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

COMPETITIVIDADE EM TURISMO: CADÊ FORTALEZA?

De acordo com o Mtur, o turismo brasileiro está mais competitivo. O país obteve, este ano, a maior nota da série histórica do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, iniciada em 2008. Em cerimônia realizada na última terça-feira (16),  em Brasília, foram premiados pelo Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional os destinos que mais evoluíram em 13 quesitos ligados ao turismo, a capital e a não capital que mais se desenvolveram no último ano e o destino número um do Brasil.
O Índice de Competitividade do Turismo Nacional mede a evolução de 65 destinos considerados indutores do turismo brasileiro, com o propósito de desenvolver o  setor e destacá-lo como atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país. As dez cidades com o melhor nível de desenvolvimento turístico foram: São Paulo (SP) - 82,5 pontos; Porto Alegre (RS) – 80; Belo Horizonte (MG) - 78,5; Rio de Janeiro (RJ) - 78,5; Curitiba (PR) - 77,9; Foz do Iguaçu (PR) - 76,9; Recife (PE) – 76; Brasília (DF) - 75,2; Salvador (BA) – 75 e Florianópolis (SC) - 74,2.
Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, o Índice de Competitividade do Turismo é uma ferramenta que aumenta o conhecimento sobre a realidade da atividade turística nas diversas regiões brasileiras, instrumento fundamental para melhorar a gestão dos destinos turísticos nacionais.  
O estudo avaliou a evolução dos destinos em 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
CADÊ Fortaleza – Interessante o resultado do estudo. Sempre o Ministério do Turismo solta “releases” indicando até que Fortaleza é um dos locais mais procurados, no País, pelos turistas brasileiros. 
Também por aqui, a Secretaria de Turismo do Estado apregoa o mesmo. Contudo, parece que os fatos não comprovam o que tem sido divulgado. Afinal, o índice está correto ou estão com propaganda enganosa? Ou os turistas vêm à capital cearense por  que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário