Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2015

REABERTA A BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ

Sede provisoria da biblioteca
Em solenidade na tarde de ontem, 23, com a presença do Governador Camilo Santana, do secretário da Cultura, Guilherme Sampaio e de várias outras autoridades, aconteceu a reabertura da Biblioteca Pública do Estado do Ceará, com o acervo disponibilizado à sociedade em um novo local: o “Espaço Estação” - rua 24 de maio, nº 60, Centro, um dos antigos galpões da RFFSA, ao lado da Estação João Felipe.
O espaço, que integrará as instalações da futura Pinacoteca do Estado do Ceará, terá mais de 50 mil títulos da Biblioteca Pública, novamente disponibilizados ao acesso da população, para consultas e estudo, com acesso gratuito e em funcionamento diário das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8h às 17h. 
Com os títulos mais procurados pelos frequentadores da Biblioteca, salas de estudo, laboratório de informática e uma agenda cultural permanente, o "Espaço Estação" vem atender as demandas dos usuários da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, que atualmente passa por reforma geral, com investimento de R$ 9 milhões realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.
PROGRAMAÇÃO – Na abertura da Biblioteca houve  extensa programação cultural, que se iniciou às sete da manhã, com Alvorada da Banda da Marinha. Às 8h, aconteceu, no hall de entrada do equipamento, a abertura da exposição sobre o compositor cearense Paurillo Barroso, com performance do ator Klístenes Braga. Das 9 às 10 horas, o Grupo de Teatro de Bonecos Turminha do Ronda fez a alegria da criançada no pátio multiuso, localizado no interior do equipamento. Às 10 horas foi a vez do Grupo de Teatro de Bonecos da Cagece se apresentar.
No período da tarde, das 13h30min às 14h50min, o Grupo Baú de Leitura da Coelce/Casa do Conto realizou contação de histórias infantis. Às 15 horas, houve a solenidade de abertura oficial da Biblioteca. Juntamente com o secretário Guilherme Sampaio, o governador Camilo fez uma visita aos setores do espaço, ao som da Banda de Sopro de Pindoretama. Das 16h30min às 18 horas, diversos setores da sociedade civil ligados ao livro, leitura e literatura realizaram um primeiro debate sobre a proposta de instalação do Fórum Permanente Biblioteca Viva, colegiado que deve auxiliar as ações e programas daquele equipamento.
Dos 132 mil livros existentes na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, cerca de 50 mil serão disponibilizados para a população, durante o período em que o prédio passará por renovação de todas as instalações elétricas, hidráulicas e estruturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário