Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2015

GASTRONOMIA ATRAI TURISTAS NOS FESTIVAIS REGIONAIS

A partir deste mês,  começou a temporada de festivais gastronômicos, com sabores para todos os gostos. Nos dias 13 e 14 últimos, Pirenópolis (GO) sediou a décima edição do festival da cidade, reunindo cerca de 20 mil visitantes e movimentando  R$ 5 milhões na economia local. O  festival de Fortaleza, entre os dias 19 e 21 últimos. reuniu cerca de 12 mil pessoas no Shopping Iguatemi da capital cearense. Na programação, foram ofertadas mais de 80 atividades gastronômicas, com  a  presença de 70 chefs.  
O número de viajantes que arruma as malas com destino a um dos mais de duzentos festivais gastronômicos que ocorrem todo ano pelo país é cada vez maior. Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última Pesquisa de turismo doméstico do Ministério do Turismo . A variedade de sabores e de novos chefs de cozinha aumenta ainda mais o apelo turístico de alguns destinos brasileiros. A gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros, de acordo com um estudo do Ministério do Turismo. 
Em julho será a vez do festival de Búzios, que deve atrair 30  mil pessoas entre os dias 3 e 11. Nesta edição participam cerca de 45 restaurantes com as tradicionais mesas montadas em diferentes pontos da cidade. Segundo os organizadores, a ocupação hoteleira de Búzios deve alcançar 90% durante os dias do evento. O calendário de festivais segue até agosto em Tiradentes (MG), entre os dias 21 e 30. A expectativa é superar os números de 2014, quando o evento atraiu cerca de 40 mil turistas e teve a participação de aproximadamente 90 chefs, produtores, expositores e outros membros da cadeia produtiva do setor.
O Senac tem 16 restaurante-escola no país responsáveis por boa parte da formação de mão de obra na área de gastronomia. Há cursos de qualificação profissional para garçons, bartenders, de especialização em confeitaria e harmonização de vinhos. Apenas na unidade de Brasília passaram pela escola 850 alunos. (Com o MTur). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário