Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2015

O MUNDO SOBRE RODAS

Jornalista Arnaldo Moreira
Abrajet/RJ
A partir desta edição, e semanalmente, o “Rota do Sol”  insere mais um serviço para seus leitores: a coluna O Mundo sobre Rodas, de Arnaldo Moreira, que abordará interessantes e úteis dicas sobre o setor automotivo.
Para iniciar a participação, o tema escolhido tem a ver com vícios que os motoristas adquirem e que não são nada saudáveis para seus carros. Boa leitura!
ERROS QUE PODEM DIMINUIR A VIDA ÚTIL DO CARRO:
1 – Sabemos quanto o combustível está caro, mas andar constantemente com combustível na reserva causa problemas inevitavelmente na bomba de gasolina pois não ficar submersa superaquece a bomba e reduz a sua vida útil.
2 - Passar em lombadas ou valetas na diagonal é ruim para a suspensão e provoca torção da carroceria do veículo e causar o rompimento de pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados – Não foi à toa que as lombadas receberam o apelido de quebra-molas.
3 - Encostar as rodas na guia - O resultado é um pequeno dano no rolamento que, ao seguir trabalhando com altas rotações, começa a gerar ruídos e até um possível travamento.
4 - Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia causa uma sobrecarga no sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. O ideal é sempre girar o volante com o veículo em movimento 
5 - Descansar o pé na embreagem é um vício que reduz em até 50% a vida útil das peças que compõem o sistema.
6 - Passar em áreas alagadas – Os grandes prejudicados, nesse caso, são os rolamentos das rodas e dos esticadores de correia, principalmente de veículos mais antigos, que possuem vedadores dos rolamentos danificados pelo tempo ou por uso. A água entra no rolamento e, em médio prazo, enferruja os componentes internos, gerando ruídos.
7 - Nunca desça uma serra em “ponto morto. Para economizar uns centavos em combustível estará superaquecendo os freios, ou seja um desgastando demais as pastilhas, e ainda podendo ocorrer o empenamento dos discos de freio quando em contato com água. 
8 – Evitar arrancadas e reduzidas fortes causa prejuízos ao motor e diminuem a vida dos pneus.
9 - Economizar uns trocados no óleo, colocando óleo usado é o mesmo que sentenciar a morte do motor de seu carro. As trocas devem ser feitas com óleo novo e de acordo com o manual do veículo.
10 - Direção desalinhada, além de gerar perigo em caso de freadas mais bruscas, afeta a vida útil dos pneus e exige muito mais esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra estabilizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário