A temporada de Cruzeiros Marítimos 2014/2015 terminou no último mês de maio e, de acordo com a CLIA ABREMAR BRASIL, os 10 transatlânticos que percorreram a costa brasileira transportaram 549.619 cruzeiristas, o que significa uma diminuição de 7,78% sobre o total da temporada anterior (2013/2014), que registrou 596 mil hóspedes transportados.
A América do Sul tem sido considerada, pela CLIA (Cruise Lines International Association), um dos 12 principais destinos de Cruzeiros Marítimos, ao lado de Alaska, Caribe, Mediterrâneo, Rios europeus, Canal do Panamá, Europa, Hawai, Pacífico Sul e região do Báltico. O Brasil é o sétimo colocado no ranking mundial do mercado. De acordo com a CLIA, já esteve na quinta colocação, mas perdeu competitividade para locais onde há melhor compreensão da importância deste setor, tanto para o turismo quanto para a economia. Para os próximos anos, espera a empresa retomar a curva de crescimento contando com o amadurecimento por parte das autoridades quanto à real importância deste segmento em termos econômicos. Segunda ela, Em termos de impeditivos, é preciso avançar nas questões de infraestrutura e tributária que, neste último quesito, é um entrave para a cadeia do trade do turismo como um todo.
O presidente da Clia Abremar Brasil, Marco Ferraz, afirmou em evento para agentes de viagens, que a participação do agente é fundamental para o setor e, no mundo, 70% das viagens de navios foram comercializadas por estes profissionais. Somente no Brasil, as armadoras de navios pagaram R$ 90 milhões em comissões na última temporada.
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