Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de março de 2015

VIVA O CEARÁ! VIVA O ACQUARIO!

Darlan Teixeira Leite
Presidente da ABIH-CE
O Brasil é, sem sombra de dúvidas, um país maravilhoso sem querer plagiar o poeta, “abençoado por Deus e bonito por natureza”. 
Apesar das inúmeras pilhações que aconteceram, desde o seu descobrimento até os tempos modernos de Petrobras, Euclides da Cunha disse que “o nordestino é antes de tudo um forte”, mas eu diria que o povo brasileiro além de forte, é destemido, lutador, sobrevivente, esperançoso e crente. Crente de que um dia nós deixaremos de ser o país do futuro, para sermos o país do presente.  Mas, todo este prólogo, é para dizer que a maioria dos estados tem suas atividades econômicas já definidas ou bem encaminhadas. 
Quero me ater particularmente ao nosso Estado. Parece que existe um “complô” contra o desenvolvimento do Ceará: burocracia, licenciamentos dos empreendimentos emperrados, impostos elevados, enfim tudo corrobora contra, e o pior, muitos dos contra têm a certidão de nascimento cearense, ou seja,  trabalham contra seu próprio estado, querem que nós sejamos eternamente ligados à paisagem da caveira do boi, à morte e é isto o que acontece com um povo que não tem uma atividade econômica.
O povo sem trabalho só aumenta os índices de pobreza, de insegurança, de falta de educação, de saúde, enfim, do caos generalizado.
Nós, governo, iniciativa privada, sociedade civil organizada, temos que pensar o Ceará do futuro. Não podemos trabalhar olhando para o retrovisor, vendo o “Ceará das Secas” do rosto triste e enrugado das pessoas, das paisagens do solo tórrido, amontoado de carcaças de animais mortos pela falta d'água.  
Como seria este novo Ceará? Vamos criar gado, a exemplo de Goiás e Mato Grosso? Não dá, não temos potencial hídrico; então vamos plantar soja, milho, arroz, pela mesma falta d'água também não dá; fazer um grande parque industrial? Já existe em São Paulo e não temos investidores e nem vocação para tal. 
Será que Deus, tão bom, tão grandioso, esqueceu o Ceará? Claro que não. Ele nos presenteou com uma natureza exuberante, povo hospitaleiro, praias de belezas sem igual como Canoa Quebrada, Praia das Fontes, Jericoacoara, dentre muitas outras não menos fantásticas.
Então nos sobrou a indústria do Turismo como atividade econômica redentora. Cidades e países que priorizaram esse segmento econômico, mudaram totalmente a vida de suas populações, como França (84,7 milhões de visitantes/ano), Estados Unidos (69,8 milhões de visitantes/ano), Espanha (60,7 milhões de visitantes/ano) e muitos outros. Sabemos que o gasto médio de um turista é de U$ 100/dia, podemos avaliar assim, o impacto grandioso na economia destes países. 
A cidade de Fortaleza e o Ceará ao longo dos anos vem se consolidando como um destino turístico, aproveitando nossas belezas naturais e estruturando o estado e a cidade com obras como a CE-040 e a CE-085, o Centro de Eventos do Ceará, o Estádio Castelão, o saneamento de algumas praias, os viadutos, os binários, as ciclovias, as faixas exclusivas para ônibus, enfim, existe uma preocupação de buscarmos sobrevivência na atividade com a qual temos a maior afinidade.
Temos um parque hoteleiro da melhor qualidade, uma infraestrutura de bares e restaurantes excelente, casas de show, boites, táxis, barracas de praia, o polo gastronômico da Varjota, shoppings centers, comércio pujante: Avenida Monsenhor Tabosa, Mercado Central, Centro de Turismo, artesanato de qualidade e criatividade, tudo pronto para bem receber os que nos visitam.
O objetivo maior de todo esse relato é dizer que o povo cearense não pode prescindir do Acquario Ceará, que representa um dia a mais do turista em nosso estado e um incremento de 100 milhões de reais injetados mensalmente na economia, gerando emprego, renda e principalmente melhoria para nosso povo.
Podemos citar alguns aquários como: Georgia Aquarium (Estados Unidos), Dubai Mall Aquarium (Dubai), Okinawa Churami Aquarium (Japão), L'Oceanogràfic (Espanha), Turkuazoo (Turquia), Monterey Bay Aquarium (Estados Unidos) uShaka Marine World (África do Sul), Aquário de Xangai (China), Aquário de Gênova (Itália) e o Oceanário de Lisboa, (Portugal), que são utilizados como ícones, e que aumentaram significativamente a demanda turística em seus países. 
Devemos nos estruturar para sermos um Ceará progressista, moderno, empreendedor e cheio de oportunidades, para quando chegarmos em qualquer parte do mundo podermos dizer com o orgulho e o bairrismo que caracteriza nossa gente: eu sou do Ceará, a terra que abriga um dos mais modernos Aquários do planeta. Viva o Ceará! Viva o Acquario! 
Darlan Teixeira Leite - Presidente da ABIH-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário