A História de Ilhéus é muito rica de fatos relevantes, bastante conhecidos e divulgados. Fundada em 1534, possui extenso litoral, um dos mais bonitos do País. Sua elevação a cidade deu-se em 28 de junho de 1881.
Sem dúvida, seu filho Jorge Amado, como todo ilheuense um apaixonado pelos fatos da terra, foi um dos grandes ressponsáveis pela projeção do importante município baiano, retratando fatos da vida brejeira da terra, do povo, das traquinagens das crianças, das lutas pelo poder entre os grandes coronéis. Em “Capitães de Areia”, “Gabriela, Cravo e Canela” e “Terra do Sem Fim” romanceia a intrigante história da Capital do Cacau, que se impôs pela sua riqueza até a chegada da praga conhecida como vassoura-de-bruxa. Foi o primeiro produtor de cacau do mundo, até a chegada da enfermidade que quase disimou as plantações. Esta época áurea foi recheada de estórias e intrigas, retratadas também pelo escritor Adonias Filho. Quem não se lembra da novela da “Globo” em que a atriz Sônia Braga (Gabriela), sensualíssima, endoidou as cabeça do Nassif e dos coronéis e seus filhos, no Bar Vesúvio ou no cabaré Bataclan, da “abelha mestra” Maria Machadão? Na década de 1920 a cidade teve sua fase área, com seus prédios imponentes, casarões, cabarés, clubes noturnos e casinos.
FORÇAS IMPULSIONADORAS – Sem desfrutar dos favores dos bons tempos de outrora, assim mesmo Ilhéus se impõe hoje como um dos sete maiores municípios da Bahia. Possui um população hospitaleira e dinâmica, espalhada, na área urbana, por quatro zonas:Norte, Oeste, Centro e Sul. As atividades comercial e industrial, incluído o Distrito Industrial do Iguape, com o Polo de Informática, ao lado do turismo, impulsionam a riqueza da terra. Possui o Aeroporto Jorge Amado, administrado pela Infraero, e o Porto, que se destaca por ser o maior exportador de cacau do Brasil e o primeiro a ser construído em mar aberto no Brasil.
PONTOS TURÍTICOS – A Capital Turística da Costa do Cacau, com um Centro Histórico guardando grandes recordações e um litoral extenso, hoje tem no turismo uma de suas aividades mais destacadas. Com hospedagens de primeira categoria, em que se destaca o Ilhéus Praia Hotel, no coração da cidade, o viajante poderá defrutar de alguns dias de puro lazer e entretenimento na Terra de Jorge. Patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e povoados, juntos às suas belíssimas praias são locais imperdíveis para uma visita.
Vejamos o que Ilhéus e seu arredores oferecem em riqueza turística;
Casa de Jorge Amado, com um estátua do escritor; a bela Igreja de São Jorge, o Palácio Paranaguá, sede do governo municipal; o Teatro Municipal - Quarteirão Jorge Amado (Circuito Cravo); o Palacete da família Berbet de Castro; a Praça Castro Alves; o Bar Vesúvio - Praça Dom Eduardo; o Bataclan - Av. 2 de Julho;a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho - Av. Soares Lopes; a Capela de Senhora Santana - Povoado Rio do Engenho; a Casa construída pelo Coronel João Amado de Faria, após ganhar um prêmio da Loteria Federal; o Casario secular da Rua Antônio Lavigne de Lemos (Circuito Cravo); a Catedral de São Sebastião - Praça Dom Eduardo; o Convento e Igreja Nossa Senhora da Piedade; o monumento O Cristo - Av. 2 de Julho; a Lagoa Encantada - Povoado de Lagoa Encantada, Estrada Ilhéus/Itacaré; a Igreja Matriz de São Jorge - Praça Rui Barbosa, de 1556, e construída com pedras de cantaria e atualmente é a Igreja mais antiga do centro de Ilhéus. o Museu de Arte Sacra de Ilhéus; oMuseu Nossa Senhora da Piedade; Oiteiro de São Sebastião; o Palacete Misael Tavares - Quarteirão Jorge Amado (Circuito Cravo); o Palácio Episcopal - Alto Teresópolis; o Palácio Paranaguá - Praça J. J. Seabra; a Ponta da Tulha - Povoado de Ponta da Tulha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário