Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

EMOÇÕES INESQUECÍVEIS EM ILHÉUS

Antonio Jose de Oliveira
Nossa ida a Ilhéus-Bahia, um potencial turístico que precisa ter melhor infraestrutura de suporte ao turismo e ser mais bem divulgado, de 27 a 30 de agosto último, na companhia do diretor-presidente do jornal Rota do Sol Turismo, o abrajetiano José Carlos de Araújo, e do seu filho Carlos Alberto, caracterizou-se pelas sentidas emoções. Dentre várias, destacamos a singela, porém carinhosa homenagem ao ilustre jornalista e colunista do Diário de Ilhéus-Bahia, engenheiro civil, compositor, músico e empresário, nos ramos da hotelaria (possui dois hotéis), fabricante de chocolates, inclusive eróticos, nos formatos dos órgãos genitais de Nacib e Gabriela, em diversos tamanhos, bastante procurados por visitantes, afora fazendas com plantio de Cacau e cinco lojas de revenda, uma delas no aeroporto da cidade.
Mas, vamos ao que interessa: Hans Shaeppi foi alvo, ao comemorar seus 88 anos, bem vividos, de especial homenagem, ao lado de familiares, como os filhos Lúcia Regina, Solante Maria, Clarisse, Carlos Augusto e João Paulo, amigos, empregados e admiradores. Na igreja... foi a ocasião que o deixou emocionadíssimo. É que o padre Jefferson dos Santos, além de significativa oração, proferiu palavras de reconhecimento pela pessoa exemplar, profissional de imprensa ético e competente, empresário inovador e fazendeiro, produtor de Cacau, que abastece, com essa matéria-prima, a produção dos chocolates de sua fábrica. Foi mais além o reverendo e enfatizou vir Shaeppi ao mundo, para servir e fazer o bem, sem olhar a quem. Isso é digno de elogios. Reportou-se às verdadeiras amizades do aniversariante, uma pessoa importante, pois, ali, estavam amigos, vindos de Fortaleza-Ceará e de Salvador, para prestigiá-lo no transcurso de seu natalício.
À noite, em seu hotel, Hans Shaeppi, foi alvo de nova homenagem, desta feita, com familiares e colegas de profissão (Abrajetianos). Na saudação ao quase nonagenário, o jornalista baiano Carlos Casaes, acompanhado da filha Carla e do genro Beto, lembrou a salutar amizade com Shaeppi, por mais de quarenta anos. Ressaltou outras virtudes de um homem que sabe ser exemplo de vida e profissional de primeira grandeza para quem o conhece bem e priva de sua amizade. Citou os momentos agradáveis, quando ambos militavam, na imprensa turística de Salvador, um marco para o turismo baiano. Ao concluir, felicitou o amigo aniversariante e desejou-lhe uma vida longeva e repleta de mais realizações familiares e empresariais.
Com a palavra, o jornalista José Carlos de Araújo, emocionado, e acompanhado do seu filho Carlos, recitou um dos belos poemas do imortal padre Antônio Tomás, que fala do verdor dos anos e das esperanças que ficam para trás, quando se envelhece. Disse ser uma honra vir de Fortaleza e abraçar um colega de profissão, amigo e empresário de sucesso, em seus 88 anos de idade, sendo mais velho do que ele, apenas, por um ano. Parabenizou-o e prometeu retornar para outras comemorações natalícias.
Quanto a nós, reforçamos o que disseram os colegas e amigos de profissão, porém recitamos um poema de autor desconhecido “Amor e Vinho”, que, no final, afirma: “A embriaguez do vinho é breve, passa, porém não passa nunca a embriaguez do amor”. Enaltecemos a figura humana de Schaeppi e de suas múltiplas profissões, um pai de família que com sua esposa (falecida) contribuíram para educação dos cinco filhos, ensinando-lhes o caminho do bem. Neste comentário, registramos ter desfrutado momentos inesquecíveis, na companhia de amigos e de familiares de Hans Schaeppi (visitamos sua fábrica de chocolates). Ressalte-se, ainda, a confraternização, no Ilhéus Praia Hotel, do aniversariante, organizada pelo jornalista da Abrajet-Bahia e residente, por lá, jornalista Edmundo Lemos, alvo de elogios pela promoção do evento.
Agora, concluindo este artigo, resta-nos escrever: valeu a apena a ida a Ilhéus, caro amigo Hans Shaeppi, e percebê-lo ativo, lúcido e com bastante garra para enfrentar os desafios, caso surjam no seu dia a dia. Foi excelente também comprovarmos o respeito, a admiração e o carinho da população, da “Terra do Cacau”, que motivou Jorge Amado a divulgá-la mais com a obra Gabriela, Cravo e Canela e que a Rede Globo de Televisão produziu um seriado, baseando-se no seu livro. Bem! Um renovado abração, ilustre amigo Hans Shaeppi, e saiba de uma coisa: estamos com saudades de você, de todos e de tudo!
Antonio José de Oliveira
Vice-presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário