Estão em andamento em Fortaleza os Jogos Escolares da Juventude. Desde ontem e até e 12 próximo, mais de 3.800 jovens atletas entre 12 a 14 anos estão reunidos na capital cearense para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.
PREPARAÇÃO - Especialista na estruturação de grandes eventos, Edgar Antônio Hubner, gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, na terça-feira última falará sobre “Estratégia em gestão de projetos e organização de eventos” quando apresentou toda a sua expertise nessa área. Ele também enfocou alguns aspectos dos próximos Jogos Olímpicos no Brasil.
Hubner, que fez palestra no Hotel Marina Park, das 17 às 22 horas, destacou sua experiência na Concepção de Eventos Exclusivos, Montagem e Infraestrutura, Arquitetura e Acessibilidade, Segurança e Logística, Planejamento de Eventos Complexos, Eventos Esportivos, Megaeventos, Gestão de Projetos e XVII Jogos Pan-Americanos-Experiências e Diferenciais.
A convite do Instituto Future e, com o apoio do Sebrae/Ceará, Hubner apresentou aos produtores e organizadores de eventos todo conhecimento que adquiriu nessa área ao longo de muitos anos.. A organização foi da Prática Eventos.
O EVENTO -Os Jogos Escolares da Juventude são o maior acontecimento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.
Na edição de 12 a 14 anos, são disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens atletas tem a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
NÚMEROS SIGNIFICATIVOS - Os números dos Jogos Escolares são impressionantes. Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR).
Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será 'Igualdade de Gêneros'. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres.
EMBAIXADORES -Além disso, o COB selecionou 12 atletas ou ex-atletas olímpicos ou pan-americanos como Embaixadores dos Jogos. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. Os atletas escalados como embaixadores para Fortaleza são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Luiz Henrique Dias dos Santos (badminton), Josuel Santos (basquete), Ana Paula Casetta (ciclismo), Franklin Bueres (futsal), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Deborah Hannah (handebol), Luciano Correa (judô), Antoine Jaoude (luta), Joanna Maranhão (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei).
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário