Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PINDORETAMA - SEM PRAIAS, MAS A ROTA DAS FALÉSIAS PRENDE O TURISTA

Apesar de situar-se no litoral da Costa Sol Nascente, encravada na região metropolitana de Fortaleza, Pindoretama, não possui praias. Contudo, voltado para um turismo atraente e de qualidade, o município, a 50 quilômetros de Fortaleza, tem a seu favor uma natureza pródiga em atrações. Mesmo na configuração geográfica do Estado situando-se no litoral leste cearense e não tendo nenhuma praia como atrativo aos visitantes, o município apresenta outros valores dignos de serem conhecidos, como engenhos de cana de açúcar, produtos artesanais, praça da matriz, que é seu cartão postal, restaurantes, museu Dim Brinquedim, orquestra de sopros que é destaque no Brasil e no mundo hospedagem confortável para visitantes.   
Diante de tantos pontos positivos, o Sebrae e a Secretaria do Turismo e Juventude do Município estão trabalhando para  incluir Pindoretama no Mapa Turístico do Estado. Um passo importante está sendo o projeto turístico que tem  como principal objetivo mostrar as atrações, incluídas  na Rota das falésias.
ENGENHOS - Os engenhos de cana-de-açúcar já fazem parte do cartão postal da munícípio. Nos últimos anos, eles vêm se tornando pontos turísticos importantes, visitados pela maioria dos turistas que viajam pelo litoral leste. O Engenho Complexo Tradição é dos mais movimentados, na CE-040, recebendo diariamente diversas pessoas do Brasil e do exterior. O engenho já faz parte da Rota Turística do Ceará e apresenta além das iguarias como rapaduras de diversos sabores, doces e tapiocas, diversos tipos de bebidas sendo a cajuína, produto natural da terra, a mas procurada pelos visitantes. Chama a atenção de todos a maior rapadura do mundo, no Complexo Tradição.    
IGREJA MATRIZ - A Praça da Matriz de Pindoretama, no centro da cidade, ao lado da Av. Cap. Nogueira, é um dos principais pontos de encontros dos pindoretamenses. Um lugar aconchegante onde crianças brincam com suas famílias em segurança. Diariamente se vêem senhores e senhoras conversando sentados nos bancos de madeira sob as sombras dos seus pés de jambo.
Na Igreja e na Praça são realizadas algumas das maiores festas religiosas do município, tais como a da Padroeira e das Santas Missões. É lá que há também os desfiles cívicos de 7 de setembro e outras manifestações do povo, inclusive durante o Carnaval. À noite, o movimento é intenso para degustar a saborosa tapioca caseira, o bolo de fubá, chá de capim-santo, dentre outros aperitivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário