Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de julho de 2016

CURITIBA E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - A TOCHA OLÍMPICA REVIVE NO PARANÁ OS ENCANTOS DO BRASIL

Iniciando o seu périplo pelas mais variadas cidades do Brasil, no norte, nordeste sudeste, centro oeste e sul, a Tocha Olímpica e a mensageira da paz e fraternidade. Não apenas isto. Desde o início da caminhada, no dia 3 de maio último, em Brasília, está mostrando ao mundo o atraente turismo do país, mesmo nos menores rincões. Já próxima de iluminar o Estádio do Maracanã, na abertura dos Jogos Olímpicos 2015, na Mensageira da Alegria está  no Paraná.   
Curitiba e São José dos Pinhis - Ontem  (14),  a Tocha visitou duas cidades importantes do Paraná: São José dos Pinhais, quinta maior do estado, e a capital Curitiba. No trajeto, o símbolo olímpico revelou cachoeiras, piscinas naturais, patrimônio histórico e museus que retratam traços importantes da cultura paranaense.
Em São José dos Pinhais está o Aeroporto Internacional Afonso Pena que recebe cerca de 7,8 milhões de passageiros por ano segundo a prefeitura municipal.  A cidade conta com atrativos naturais e culturais. Um dos destaques é a Cachoeira dos Ciganos, localizada a 50 km do centro da cidade, que permite aos turistas banhos em piscinas naturais e em queda d'água de aproximadamente 10 metros.
No caminho para a cachoeira, os turistas podem aproveitar as trilhas com presença de rios. O Museu do Boneco é outro ponto turístico da região, e sedia espetáculos aos visitantes com diferentes bonecos, que fazem apresentações com cotações de história.
Na capital paranaense relembrou os ricos pontos históricos.  Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, o Paço da Liberdade já foi sede da prefeitura da cidade e tem uma estrutura com valiosos detalhes neoclássicos e desenhos da técnica Art Nouveau. O monumento é o único do Paraná tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2009, o governo municipal entregou o atrativo revitalizado, sendo que a restauração manteve as características originais do edifício.
Curitiba também se destaca pela beleza natural. Um dos mais famosos cartões postais da cidade é o Jardim Botânico. Inaugurado em 1991, o local foi criado com base nos jardins franceses e conta com um tapete de flores logo na entrada. Outra atração é a estufa, com estrutura metálica e de vidro, que abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica.
Quem visita a cidade também não pode deixar de fazer um passeio especial com a Linha Turismo, um ônibus especial que circula entre os principais pontos turísticos da cidade, como parques, praças e outras atrações.  Os veículos contam com equipamentos de som que fornecem informações gravadas sobres os locais visitados em três idiomas: português, francês e espanhol. O transporte faz viagens a cada 30 minutos e tem duração de duas horas e meia.
O FINAL DE SEMANA – A caminhada da tocha, no território paranaense, está assim programado: hoje a passará pela Bonito e Castro,  em São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário