Carlos Casaes |
Nos idos de 1988, duas jovens gaúchas, que ja vinham acumulando ações as mais positivas, uniram-se com o objetivo de intervir no setor de organização de eventos. O surpreendente foi que não atuavam nos mais destacados centros sociais do país. A genialidade manifestava-se na distante Gramado, na Serra Gaúcha - Rio Grande do Sul. Embora ali, mas ja sensibilizadas com o espetacular potencial da região, perceberam que um enorme vazio lhes possibilitava espaço fantástico para construir imensas estruturas.
Ainda nos seus verdes 36 anos, mas ja acumulando experiências admiraveis, Marta Rossi aliou-se a outra jovem, que também conduzia bagagem consistente, para gerar a promissora empresa "Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos". A iniciativa buscava ocupar vazio que o mercado ainda não preenchera, embora suas tamanhas possibilidades. A data do surgimento da nova empresa seria, por todas as razões, sobremaneira irônica: 1° de abril. Foi a grande verdade manifestada, no entanto, na bela cidade das hortênsias.
Direcionadas a ocupar o absoluto vazio no setor, valiam-se de um outro emprendimento destinado ao mesmo objetivo: o Centro de Convenções do Hotel Serrano, para cuja instalação, Marta exerceu infuência definitiva. Por sinal, fora o primeiro equipamento naquela especialização em todo o Rio Grande do Sul. Era a vocação pioneira de Gramado e de suas legítimas "sonhadoras".
Aquela quadra, as ações conduzidas para o desenvolvimento do turismo, atividade que ja vislumbrava significativa presença na economia nacional, ainda não haviam sensibilizado o mercado daquele Estado. Mas, o germem das grandes iniciativas ja estava inoculado em ambas desbravadoras de surpresas. Foi nessa direção que imaginaram criar um pequeno "salão" que oportunizasse a agentes de viagens e operadores desenvolver suas atividades comerciais, através da exposição dos seus produtos.
Gramado foi a bandeira que empunharam - com muita inteligência - para conquistar as atenções do mercado.
Pouco a pouco, pequenas empresas foram sensibilizadas, seguidas pelas médias e até atrair definitivamente as grandes e expressivas representantes da iniciativa privada do setor. Tanto quanto - o que foi deveras marcante - as instituições oficiais das demais unidades da Federação. Era a reconhecida universialização do evento.
Afirmava-se, alí, o Festival de Turismo de Gramado. Na sua modéstia inicial, a iniciativa vinha carregada de coragem e de impetuosidade, tanto quanto da certeza do direcionamento correto. Ambiciosas, não reconheceram limites que lhes constituissem em obstáculos ao crescimento do ideal ja materializado. Também aos poucos, as conquistas rasgaram fronteiras e caminharam com destino aos mercados internacionais, uma vez que o Brasil ja se havia curvado a verdade do sucesso.
A américa Latina foi o alvo inicial nessa investida, consubstanciada no Mercosul, seguido da América Central e logo a América do Norte. Nem mesmo o "além mar" constituiu-se em obstáculo a sua ousadia: Europa a seguir até alcançar o Oriente Médio. A avaliar a participação profissional e empresarial, os 14 mil inscritos no último Festival são o apanágio do quanto Marta e Silvia empunharam a bandeira definitivamente correta.
Levando-se em consideração de que o grande e mais antigo evento do turismo brasileiro é promovido por uma poderosa entidade de classe, não constituirá nenhuma demasia afirmar-se que o Festival de Turismo de Gramado é o maior acontecimento comercial do turismo brasileiro, gerado e realizado por uma empresa privada.
Se a idéia primeira constrangia o espaço ao desenvolvimento da atividade regional, a coragem e a ousadia transpuseram todas as limitações e conquistaram o universo. Hoje, o turismo tem o seu foco na comercialização dos mais diversos produtos nacionais e internacionais, desde o Sul ao Norte e a partir do Leste até alcançar o Oeste dos limites terrenos.
Conquanto o turismo seja o objetivo central, não foram esquecidos os interesses regionais. E Gramado, que lhes inspirara a iniciativa, também ganhou outros acontecimentos voltados para o desenvovimento local. Assim aconteceu com duas seguintes realizações, como o Chocofest e o Acorde Musical., tanto quanto inúmeros congressos, seminários, feiras, inaugurações e lançamento de produtos.
No momento em que tanto se fala em empreendedorismo, como suporte para direcionar o desenvolvimento do país, Marta Rossi e Silvia Zorzanello ja se investiram dessa qualificação muito antes da sua afirmação no mercado de negócios. Nessa ja longa caminhada, Marta, que empunha a bandeira que dividiu com Silvia durante tantos anos, valeu-se de uma estratégia que lhe serviu de grande suporte para espalhar idéias e propósitos. Chamou a si a solidariedade dos meios de comunicação, através dos seus profissionais que não regatearam apoio incondicional e se transformaram em valiosos aliados a contribuir para a expansão dos limites. Hoje, Marta e sua competente troupe não renunciam a essa parceria da imprensa especializada que tem as suas vistas inteiramente direcionadas para Gramado nos dias em que a cidade se robustece com a presença da comunidade turística nacional e internacional.
Aos 28 anos de pleno sucesso, o Festival de Turismo de Gramado é reconhecido e festejado nacional e internacionalmente como um vetor dos mais importantes ao desenvolvimento dessa atividade responsavel pela geração de negócios, emprego e renda. Diz-nos Marta que o segredo do crescimento sólido e ordenado é saber escutar e implementar as demandas e sugestões viaveis da equipe, dos clientes e dos parceiros.
Por sinal, uma marca da Rossi&Zorzanello é o investimento que faz na sua equipe profissional. Num ambiente de trabalho perfeitamente ajustado as condições de conforto profissional, não se descura de promover as condições ideais para a perfeita qualificação dos seus colaboradores. Cursos os mais diversos e até viagens de campo são proporcionados a equipe. Na mesma dimensão, prioriza suas demandas de forma racional e objetiva.
Mas idêntica atenção é voltada para os clientes, potenciais municiadores de sugestões.
Marta Rossi, hoje a grande lider desse aglomerado de competentes realizadores, tem um histórico apreciavel: entre 1977 e 1979 juntou-se a outras três colegas da Faculdade de Comunicação para criar e executar "houseorgans" em empresas e entidades do Vale dos Sinos - RS; depois do que assumiu o Departamento de Relações Públicas da Indústria de Calçados Ortopé, como também a Gerência do Jornal de Gramado, contribuindo para a implantação desse valioso veículo de comunicação; em 1980, assumiu a Gerência de Relações Públicas do Hotel Serra Azul, quando ja se fez reconhecida pela sua capacidade de inovar no conceito de hotel em relação ao cliente, com a implantação de um dos primeiros cartões de crédito da hotelaria, privilegiando a fidelização dos clientes com que o hotel iniciou a sua investida no turismo de negócios; ja em 1983, assumiu a Gerência de Marketing do Hotel Serrano, quando estruturou a sua área de lazer, de comercialização e de negócios, o que resultou no lançamento de diferentes pacotes turísticos como promoção da baixa temporada; foi quando teve atuação direta na criação do primeiro centro de convenções do Rio Grande do Sul, junto ao Hotel Serrano.
É assim que são forjados os "monstros" da criatividade. No turismo brasileiro, Marta Rossi, sem dúvidas, é um dos seus "monstros sagrados".
Jornalista Carlos Casaes – Da Abrajet/BA
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