Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CONFERÊNCIA, PALESTRAS E VISITAS - COMEMORAÇÕES NOS 10 ANOS DO GEOPARK ARARIPE

Começou oficialmente na noite da última segunda-feira (19), a programação de aniversário de 10 anos de criação do Geopark Araripe. Na ocasião, houve conferência para tratar da temática do primeiro projeto do gênero nas américas, hoje referência internacional para a criação de outros geoparques, a cargo do Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Patrício Pereira Melo, consultor da Rede Global de Geoparks. Em seguida, aconteceu apresentação cultural. Contudo, desde as 8 horas, no Sesc do Crato, foi aberta uma exposição sobre o 'Território do Geopark'  , com visitações até o dia 24.
Pela segunda vez, foi anunciada a conquista do Selo Verde para o Geopark, recebido ontem, 22, na Riviera Inglesa, durante Congresso Internacional de Geoparks. O evento é uma forma de comemorar as conquistas e abordar temáticas importantes, referentes às multidisciplinaridades inseridas no contexto do Geopark Araripe.
OS FESTEJOS - A semana de comemorações tem a presença do Geopark nas comunidades, com ações no Vale do Amanhecer, em Juazeiro do Norte, palestras no auditório do Geopark Araripe, com o tema 'O Importante papel das unidades de conservação: conhecer e participar';..apresentação do Selo Comemorativo do Geopark Araripe, e mesas de debates.  
Na quarta-feira (21), acontece, durante o dia, as mesas de palestras, abrindo às 8 horas com o tema' Água, pra quê te quero? Gestão e uso das águas no Cariri?', 'Qual o turismo que queremos no Cariri? Perspectivas', minicurso e oficinas na parte da tarde, e palestra com o tema: 'Cultura e patrimônio para todas as gerações', às 19 horas, contando com a presença do cineasta Rosemberg Cariry, e Ana Isabel Cortez e Rubia Micheline, da URCA.
A semana dedicada aos 10 anos do Geopark Araripe,  contará com a programação 'Geopark no mêi do mundo', hoje e amanhã, com rotas sendo realizadas por todos geossítios, incluindo na parte leste, pela Colina do Horto e Cachoeira de Missão Velha, com almoço em Barbalha, e visita ao Riacho do Meio, a partir das 14 horas. Amanhã a visitação será na parte oeste, no geossítio Ponte Preta, em Nova Olinda, e Pedra Cariri, em Santana do Cariri, passando pelo Museu de Paleontologia, Instituto de Arqueologia e Fundação Casa Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário