Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ABAV EXPO - TERMINA HOJE EM SÃO PAULO A GRANDE FEIRA DE TURISMO

Edmar Bull
Iniciada na última quarta-feira (28), em São Paulo, na Expo Center Norte, termina hoje a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, uma das mais importantes feiraS do setor no Brasil. Nesta edição, a Bahia é o destino anfitrião e mostra, em seu estande de 400 m², uma réplica do Pelourinho, além de destacar o carnaval, São João e o turismo religioso. 
A solenidade abertura ocorreu às 10h30, com a nomeação dos componentes da mesa. O anfitrião e presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull,  saudou as autoridades, afirmando que esta é a primeira ABAV Expo sob sua gestão. "Sozinho não faria nada. Mas com o apoio de toda a cadeia turística, dos agentes de viagens, expositores, patrocinadores e visitantes, o evento já se mostra um sucesso". Presentes estiveram o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o secretário de Turismo da Bahia, José Alves Peixoto Jr., O secretário do Turismo do Rio de Janeiro e presidente do Fornatur, Nilo Félix, O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o presidente do Conselho de Turismo da CNC,  Alexandre Sampaio, a presidente da Braztoa, Magda Nassar, afora outras autoridades, jornalistas  e representantes do turismo nacional.  
No seu discurso, Edmar Bull referiu-se ao número recorde de inscrições, que no início do evento já somavam perto de 24 mil profissionais. E na Vila do Saber, onde acontece o Congresso ABAV de Turismo, foram registradas 7.500 inscrições. Depois de agradecer o empenho do ministro Alberto Alves na redução do IR para viagens ao exterior, destacou outros pleitos que constam da agenda entregue ao ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, entre os quais o fim da central de compras centralizadas do governo para a compra de passagens aéreas, que retirou as agências de viagens do processo de licitação. Finalizou Bull anunciando o lançamento, à tarde,  do Censo ABAV (Big Data), uma grande conquista para referenciar a indústria de viagens e turismo, e formalizou disposição de colocá-lo à disposição do Cadastur.
Vários outros oradores se pronunciaram, entre os quais o ministro Alberto Alves, que levou ao público uma mensagem do presidente da República, Michel Temer, reforçando a importância do setor para a economia do país. 
A FEIRA - Durante os três dias do evento, estão acontecendo apresentações culturais, palestras e mesas redondas com diferentes temas de interesse do setor como turismo religioso, economia criativa, tendências de mercado, segurança, novos roteiros e o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
MESAS REDONDAS - Esteve na programação da Vila do Saber, ontem, a realização de quatro mesas redondas conduzidas por profissionais reconhecidos no trade turístico, que  discutiram temas específicos voltados para o interesse das empresas do setor. 
As mesas foram: Arena Inovação: Negócios Inovadores. Turismo e Vida ao Ar Livre (Abeta) foi o mote para o debate. A moderação coube a Luiz Del Vigna (viajante profissional, diretor da Nomad Brasil e vice-presidente da Abeta).
Arena Tecnologia: Tendências em gestão de viagens corporativas foi o tema tratado.  Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional, foi o mediador.
Arena Gestão: A sociedade dos sonhos e o papel do curador de viagens esteve nos  debates. As discussões foram moderadas por Antonio Azevedo (sócio-diretor da Eventtour/Paraná Travel e vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional).
Arena Segmentação: Turismo especializado e o conceito de Bem. A moderação esteve a cargo de Ney Gonçalves (Impacto Ecoturismo-MS e vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV Nacional).
Até hoje, estão na Expo Center Norte mais de 20 mil profissionais do setor. Na área, que recebe mais de mil expositores, há estandes do governo federal, governos estaduais, empresas privadas e destinos nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário