Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

VLT DE FORTALEZA - COMEÇOU A OPERAÇÃO EXPERIMENTAL NO TRECHO 2

Na manhã da última terça-feira (27), houve a primeira operação experimental do trecho 2 do Veículo Leve Sobre Trilhos, entre as estações Montese e Borges de Melo, em Fortaleza. A medida é uma etapa no processo de implantação do ramal Parangaba-Mucuripe, realizado pela Cia. Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa vinculada à Secretaria das Cidades.
A operação experimental do trecho 2 se estende por 3,6 quilômetros, o que equivale a 70% do percurso e 30% de toda a obra do modal. Inicialmente, está sendo realizada sem passageiros, de segunda a sexta-feira, das 10 às 11h, com previsão inicial de quatro viagens por dia.
Segundo o secretário André Facó, da Infraestrutura, a fase experimental tem o objetivo de testar o funcionamento da estrutura metroviária, verificar as condições de funcionamento dos trens, além da convivência do equipamento com a metrópole. O secretário destacou a economia de tempo que o VLT deve oferecer à população. “
O VLT -Executadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), as obras de construção do VLT seguem com cerca de 60% de execução. Os trabalhos foram retomados em julho de 2015, pelo trecho 3, que compreende o percurso entre as estações Iate e Borges de Melo.
Quando concluído, o ramal terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro em trechos elevados. O projeto do Governo do Ceará visa à remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, hoje utilizado para transporte de carga. Atravessará 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. 
O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a estação Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrô e o terminal rodoviário. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário