Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ATRAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS - AMANHÃ ENCERRAMENTO DO ENCONTRO DOS MESTRES DO MUNDO

Anteontem, em Limoeiro do Norte, começou o X Encontro Mestres do Mundo, um evento promovido pela  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com o objetivo de valorizar os Mestres da Cultura do Ceará e que se estenderá até amanhã, 26. Com o tema “Mestres do Mundo, Saberes Para Todos os Tempos”, esta edição terá um momento diferenciado e de grande simbologia, com a entrega pela primeira vez do Título de Notório Saber em Cultura Popular aos Mestres da Cultura cearenses, concedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em articulação com a Secult. 
Na ampla programação a participação de nomes  internacionais, como o mestre Hosoo, da Mongólia, e atrações nacionais, como Luizinho Calixto (PB/CE), a Banda Cabaçal Irmãos Aniceto (CE), o grupo musical "Os Quentes da Madrugada", da Irmandade de Carimbó de São Benedito (PA), a Nau Catarineta (PB), entre outros. 
O evento da Secult   tem a parceria da Comissão Cearense de Folclore, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Prefeitura de Limoeiro do Norte, e conta com apoio do IFCE Limoeiro do Norte, do Centec, do CVT Limoeiro do Norte e da Academia Limoeirense de Letras.
Durante os três dias do Mestres do Mundo, o público tem acesso às diversas manifestações de saberes e fazeres da cultura popular, personificadas pelos mestres da cultura. Ao longo da programação, serão realizados seminários, rodas de mestres, apresentações artísticas, relatos de experiências dos mestres e exposição de produtos artesanais na Vila Cenográfica montada na praça da Igreja Matriz de Limoeiro do Norte.
A PROGRAMAÇÃO – Na quarta-feira e ontem houve palestra/curso de formação “Patrimônio Imaterial na sala de aula” com a Profa. Dra. Letícia Viana (UNB);  exposição “Da Resistência da Vida Brotam os Tesouros Vivos da CulturaCearense” e o colóquio "Reconhecimento de Saberes e Ofícios de Povos e Comunidades - Diálogos Necessários";  a acolhida dos atuais mestres, a diplomação dos novos nove mestres e dois grupos reconhecidos pelo Governo do Estado e o credenciamento dos participantes, além do "Cortejo Andanças e Cheganças", terminando com o sineiro tocando o sino da Matriz. Também aconteceu apresentação/coroação da Rainha do Maracatu, a Sagração do Chão dos Mestres pelos Penitentes de Genizaré (Assaré/CE), apresentação dos mestres aboiadores Dona Dina (Canindé) e Pedro Coelho (Acopiara), cerimonial de abertura Institucional e diplomação dos novos Mestres da Cultura; Reisado Boi Coração, de Quixadá, o Boi do Mestre Felipe, de Juazeiro do Norte,. A riqueza de sons da sanfona de oito baixos do paraibano de nascimento e cearense de coração Luizinho Calixto, animou a noite de ontem em Limoeiro, com um caleidoscópio de ritmos. Em paralelo, a programação contou com a feira para exposição e venda dos trabalhos feitos pelos mestres.
Hoje, haverá Rodas de Conversa e vivência com os Mestres. À tarde acontecem oficinas para crianças e para mulheres e a oficina/vivência da dança do Carimbó de São Benedito. Além da cerimônia de titulação de Notório Saber em Cultura Popular, para os 58 Mestres da Cultura do Ceará. À noite, será a vez do Boi da Faceira, de Mestre Chico (Limoeiro do Norte); do Reisado do Mestre Aldenir (Juazeiro do Norte); da Banda Cabaçal Irmãos Aniceto (Crato);  e Irmandade de Carimbó,  de São Benedito - Grupo Os Quentes da Madrugada (PA).
Amanhã, último dia de evento, acontecerá a Terreirada “levantando poeira e girando afeto”. Na programação infantil, haverá o Coral com as crianças participantes da Oficina de Canto, além de apresentação do mestre Palhaço Pimenta. A noite contará com a Sagração do Chão dos Mestres, com a Mestra Maria do Horto e seus benditos, a Cerimônia de Encerramento e apresentação de Dramas, Boi do Mestre Piauí, Dança de Coco do MestreMoisés de Trairi e Dança de São Gonçalo de Tianguá.
Finalmente, também à noite, o palco principal dos espetáculos terá duas atrações especiais para encerrar a programação.. Direto de Cabedelo (PB) e com mais de 100 anos de história de apresentações, haverá a Nau Catarineta, uma dança dramática inspirada nas viagens marítimas portuguesas e a manifestação popular lusa, em forma de Auto..Em seguida, vindo direto da Mongólia, o Mestre Hosoo mostrará a tradição da música e do canto lírico höömii, que exige que o cantor gere duas notas de cada vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário