Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

BEIRA-MAR: PASSARELA DA SAÚDE

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da ABrajet CE
Vez por outra, passeamos pela avenida Beira-Mar (a denominação oficial é avenida Presidente Kennedy), a qual apelidamos “Passarela da Saúde”, pela simples razão de a julgarmos uma das partes da orla marítima de Fortaleza, belíssima  e agradável,para relaxar o corpo e a mente, contemplando o pôr do sol e fazendo uma higiene mental, quer praticando “cooper”, quer caminhando por caminhar. Somente o fato de se estar, naquela avenida, já é motivo de satisfação para a mente e alma.
Sem dúvida, minha gente, - sem querermos ser bairrista – a “Loira Desposada do Sol”, a capital do Ceará, de encantos mil, ainda, apresenta uma série de irregularidades na sua camada asfáltica, na pintura da maioria de seus monumentos, nas águas empoçadas ao longo das coxias, tanto nas avenidas, quanto nas ruas centrais, para não falar nas das periferias, onde a situação é mais grave, inclusive em termos de lixo. 
Assim, não dá, gente! Fortaleza tornou-se um polo turístico bastante visitado (precisa ser mais badalada por esse Brasil afora) e turista não gosta de sujeira, da falta de higiene e de preços elevados. Por falar neste assunto, como alguns comerciantes inescrupulosos adoram explorar os turistas! Isso não é exclusividade em nosso Estado, embora este comportamento absurdo deva sempre ser sempre combatido, aqui e alhures, a bem do desenvolvimento sustentável e solidário do Turismo.
Do exposto, temos ainda a acrescentar que barracas, malcuidadas, enfeiam a orla marítima, tomam o espaço dos cearenses e dos turistas, complicam tudo em termos de locomoção e visibilidade dos verdes mares fortalezenses. A Prefeitura Municipal de Fortaleza conhece os problemas da nossa orla, dispõe de profissionais competentes e recursos financeiros, para eliminar os “senões”, apontados pela mídia impressa e eletrônica. É evidente que solucionou muitos deles, todavia é preciso extingui-los de uma vez por todas.
Como acreditamos na administração do prefeito Roberto Cláudio, que tem mais quatro anos de gestão, aguardamos as providências, para disciplinar a ocupação do espaço, na orla marítima de Fortaleza, mediante a fiscalização das barracas e dos boxes. Caro prefeito: a limpeza pública deixa muito a desejar, afora a falta das placas de sinalização, em ruas e avenidas, que precisam ser afixadas. Agora, caro prefeito, se os serviços são terceirizados, urge cobrar das empresas o cumprimento das suas obrigações. O que não pode, nem deve, é continuar com algumas das supracitadas irregularidades.

Todas as vezes que visitamos cidades, por exemplo, Gramado, Canela, Curitiba, Florianópolis, vem, de imediato, à nossa mente, o pensamento: será que, um dia, Fortaleza chegará a ser referência nacional, como uma capital segura, com ruas, avenidas, praças, jardins, monumentos, teatros, cinemas bem cuidados, águas dos mares despoluídas, além de barracas de praia com higiene, padronizadas e sem os seus proprietários explorarem a população cearense e os turistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário