Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

SABOR E ARTE - A PARANAENSE LAPA TEM UM FINAL DE SEMANA FESTIVO

Casario colonia português na cidade 
Celebrar a tradicional gastronomia e homenagear as "cozinheiras de mão cheia". Este é o objetivo do evento “Lapa: Sabor e Arte”, que será realizado amanhã e domingo, na histórica cidade da Lapa, localizada a 70 quilômetros de Curitiba.   .
 “Será um final de semana especial, com aulas-show, degustações, palestras e mesas redondas, que demonstrarão a importância da gastronomia para a formação cultural das cidades e sua relevância como atrativo turístico”, explica Márcio Assad, idealizador do projeto.
A cidade que nasceu no caminho das tropas tem na culinária "tropeira-lapeana", sua base gastronômica, que é reforçada pelo tradicional "Café com mistura", servidos nas casas nos séculos XIX e XX, por confrarias femininas, que se utilizavam destes encontros, litero-gastronômicos, para trocar receitas.
No final dos anos 40 do século XX, uma invenção genuinamente lapeana, foi incorporada, inicialmente às quermesses em homenagem ao padrinho da cidade São Benedito e ao padroeiro São Antônio. Hoje festejada "coxinha de farofa”, é tão requisitada, que passou a ser produzida, por mulheres que a utilizaram como complementação de renda.

Essas e outras histórias serão contadas nos dois dias de evento, além é claro da degustação dos famosos pratos.  Chefes de outras cidades e regiões participaram ensinando suas técnicas e trocando experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário