Dupla DUOFEL |
Guaramiranga já sente o clima de um período carnavalesco repleto de novidades, principalmente pela música de excelência que se espalhará por toda a cidade. O Festival Jazz & Blues está em contagem regressiva, na sua a 18ª edição. Hotéis, pousadas e casas estão preparadas para receber grande quantidade de hóspedes sequiosos por uma temporada diferente. O maior Carnaval jazzístico do país acontece de 25 a 28 de fevereiro na serra. Depois, de 02 a 05 de março, estará em Fortaleza.
Para comemorar a maioridade do Festival, grandes shows vão marcar a programação. Entre eles, um quarteto de três entidades da música instrumental brasileira: o renomado Duofel, formado pelos violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo; o "Escultor do Vento" Carlos Malta, e o lendário percussionista Robertinho Silva. Juntos, brindam a música com Duo+Dois. Também presente estará o renomado violonista, compositor e arranjador cearense Nonato Luiz.
Os amantes do blues vão se deleitar com um elenco de qualidade excepcional, destacando-se, entre estrelas e astros: Corey Harris Band, grupo liderado pelo guitarrista americano do Colorado, o cantor e compositor carioca Jorge Vercillo e o guitarrista gaúcho Sandro Albert. Um dos maiores nomes do blues contemporâneo no Brasil, o pianista e cantor Adriano Grineberg, vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2016, traz um show inédito tendo como convidados a cantora Ana Cañas e o percussionista e cantor senegalês Mamour Ba.
Também nesta edição, Toninho Ferragutti e Marco Pereira fazem uma comunhão musical entre o acordeon e o violão. O quinteto Quartabê dá asas à criatividade remodelando composições do compositor, arranjador, maestro e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos.
Cearenses também são destaques no Festival, que entre as atrações terá um virtuoso encontro do baixista Michael Pipoquinha e o baterista Denilson Lopes. Um duo instrumental com muita brasilidade. Outro encontro que promete arrancar aplausos é de Bob Mesquita e Hermano Faltz, também dois grandes músicos cearenses, em uma parceria que une sopros e guitarra. A sempre muito aplaudida Big Band Unifor, sob a regência de Robson Lima, vai novamente à serra com seu repertório de clássicos das big bands como Dizzy Gillespie, Duke Ellington, Glenn Miller e sons brasileiríssimos como a bossa nova, o samba e o frevo.Outros bons encontros da música instrumental cearense este ano são de Zé do Norte e Luciano Franco, e de Cleivan Paiva e Francisco Silvino.
É muita oferta num só festival. Dois tributos a grandes nomes da música internacional serão apresentados. Um deles é o show “Jazz Cigano – Tributo a Django Reinhardt”, reunindo o violonista, guitarrista cearense Marcos Maia, a cantora Paula Tesser e outros grandes instrumentistas da cena musical do Ceará, em uma apresentação diferenciada e inédita na história do Festival, especialmente dedicada ao “gipsy jazz” (ou “jazz manouche”).
Depois do Carnaval na simpática e aconchegante Guaramiranga, na tuarta-feira de Cinzas, dia 01, o Festival Jazz & Blues desce a serra para invadir o circuito cultural de Fortaleza, de 02 a 05 de março.
OFICINA DE CORTEJO - O Festival Jazz & Blues, em parceria com a DAKOTA e a Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura vai preparar jovens músicos de Maranguape em uma Oficina de Cortejo. Os participantes formarão o grupo Tambores do Chico, que sairá nas ruas de Guaramiranga na abertura do evento, no sábado de Carnaval, 25 de fevereiro.
A oficina será ministrada pelo instrumentista e professor Vanildo Franco, de 21 a 24 de fevereiro, das 18h às 21h, na Casa Chico Anysio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário