Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

TURISMO: SECRETÁRIO PROMETE GESTÃO PARTICIPATIVA

Antonio Jose de Oliveira
Pres da Abrajet CE
Este artigo é fruto da nossa participação, como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), semana retrasada, no hotel Sonata, na Praia de Iracema, com o novo Secretário do Turismo de Fortaleza, empresário/político Alexandre Pereira, e sua equipe de trabalho com representantes do trade turístico da capital cearense.
Na verdade, interessei-me em participar do encontro, pois o principal objetivo era o titular da pasta da SetFort era colher subsídios, com vistas à elaboração do Planejamento Estratégico da citada secretaria, ouvindo aqueles(as) que militam, nesse segmento econômico, responsável pela geração de empregos, renda, sem falar da divulgação da cultura do povo do Ceará, não se limitando à Cultura de sua capital.
De início, Alexandre Pereira, em sua fala, após saudar os presentes, deixou transparecer ser uma pessoa aberta ao diálogo e que, tanto na iniciativa privada, como panificador, quanto na pública, ocupando cargo na esfera do município, afirmou, na ocasião, que deseja administrar a SetFor, de comum acordo com as sugestões dos empresários do ramo a fim de que acertasse mais, quando da tomada das iniciativas, em prol do Turismo de Fortaleza, pondo em prática uma gestão participativa.
Num do momentos da reunião, usamos da palavra e dissemos do papel dos jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), que não se restringe, apenas, a divulgar reportagens, sobre os atrativos do Ceará,   órgãos oficiais do Turismo e empresas particulares, mas também criticar, construtivamente, respaldando-se nos princípios éticos, na transparência e no profissionalismo, ouvindo o outro lado, quando desenvolvidas ações que contrariem os interesses maiores desse setor e, sobretudo, da população nativa e do turistas, que deve ser o “Rei”, no que lhes disser respeito.
Houve sugestão, também, de um representante do trade turístico (não citamos o nome por questão de ética) que sugeriu a presença dos secretários estaduais do Turismo, nas reuniões dos Conselhos Estadual e Municipal, sendo que o estadual não funciona, desde sua condição, presidido pelo titular
da Secretaria Estadual do Turismo (Setur). Destacou que o Fórum do Turismo do Ceará, que congrega várias organizações e associações é atuante e sempre está preocupado com o desenvolvimento sustentável do segmento em terras alencarinas.
Bem! Alexandre Pereira convidou, para sua equipe de trabalho, o ex-secretário do Turismo de Fortaleza, além de auxiliares que já trabalharam com ele. Para nós, que não tínhamos contato com ele, a primeira impressão é de que se trata de uma pessoa simples, comunicativa, competente, político articulador, no seu partido (PPS), e que prometeu fazer uma administração exemplar e profícua para o Turismo fortalezense.
Sem mais delongas, vamos aguardar o desenrolar de sua gestão à frente da SetFort, para podermos certificar-nos se, realmente, cumprirá o que prometeu, na primeira reunião, com a maioria dos representantes do turismo alencarino, que exigem maior participação das autoridades governamentais, quer na melhoria da infraestrutura de suporte ao turismo, quer nos principais  eventos nacionais e internacionais, sem falar da promoção dos atrativos da “Terra de Iracema”, visando à consolidação da imagem do Ceará-Turístico no Estado e nos maiores emissores de turistas internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário