Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de julho de 2017

FESTIVAL VALE DO CAFÉ - DIAS AGITADOS E TURISMO EM FAZENDAS DO RIO DE JANEIRO

Tem encerramento no próximo domingo a 15ª edição do Festival Vale do Café, evento que teve abertura no último dia 21 e que vem agitando fazendas e movimentando  o turismo com música instrumental e gastronomia na cidade história de Vassouras (RJ) e nos municípios vizinhos do Vale do Café. 
Concertos nas antigas fazendas de café e a gastronomia local reforçam o conceito de turismo de experiência e aguçam o paladar em harmonia com a natureza. São cenários seculares que reúnem expoentes da música e atraem visitantes de volta ao período conhecido como ciclo do café. Nos dias da festa, a música, a natureza, os aromas e sabores estarão alinhados ao histórico das fazendas e seus personagens como barões, baronesas e escravos.
Cada estabelecimento é um atrativo turístico que leva o visitante a se envolver com os costumes da região. O turista tem opção de conhecer diferentes atrativos do Vale do Café que promovem turismo de experiência. O Festival começou oficialmente na na Fazenda União, em Rio das Flores, com um concerto lírico. Também participam do festival, a Fazenda Paraízo, do Barão do Rio Preto, considerada a mais autêntica da região, ainda em Rio das Flores; e a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí. Já a Fazenda Vista Alegre, em Valença, faz celebração musical para os turistas em um cenário que já serviu de locação para filmes e novelas.
A Fazenda das Palmas, no município de Paulo de Frontin, recepciona os turistas com violoncelistas e cardápio orgânico. Em Vassouras, a Fazenda São Roque também recebe o visitante com música clássica. No centro histórico da cidade, é possível aproveitar uma programação paralela ao evento, totalmente gratuita, com atrações musicais, artísticas e infantis durante todo o período do festival. 
Durante a visita ao Vale do Café, o turista conhece a história dos barões que se estabeleceram na região ostentando riqueza em sobrados suntuosos. Na época do Brasil Império, a região de Vassouras, utilizando-se de mão de obra escrava, chegou a produzir e comercializar 75% do café consumido no mundo.
Esta volta ao Brasil Imperial passa também pelos empreendimentos turísticos. Além das fazendas, o visitante encontra hotéis, restaurantes e lojas de artesanato nos vários municípios que integram o roteiro turístico. Cada atrativo oferece uma experiência diferente ao visitante, desde os saraus de música e oficinas de bordado das baronesas aos pratos servidos nos banquetes reais. São atividades que resgatam os hábitos e o gosto refinado dos barões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário