Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de julho de 2017

ACORDO CEARÁ/VILA DO CONDE - MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DA RENDA DE BILRO

O Governo do Ceará e a Câmara Municipal de Vila do Conde, em Portugal, firmaram acordo, no sábado (22), com o objetivo de promover a troca de saberes entre o Estado e a cidade portuguesa na manutenção e preservação da Renda de Bilro como Patrimônio Cultural. O ato, assinado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; e por Maria Eliza Ferraz, presidente da Câmara do município, cargo que no Brasil corresponde ao de prefeito; foi realizado durante solenidade de abertura da 40ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA 2017), na Região Metropolitana do Porto.
O compromisso deverá viabilizar novas ações entre Ceará e Vila do Conde como intercâmbio entre rendeiras e realização de exposições conjuntas reunindo rendas de bilro dos dois locais. O Estado, considerado referência no desenvolvimento de políticas públicas para o fomento do artesanato, deverá disponibilizar informações sobre a estruturação e funcionamento do Sistema de Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses. Já a cidade lusitana fornecerá informações sobre a Escola Municipal de Rendas de Bilro de Vila do Conde.
No domingo (23), a comitiva cearense apreciou ainda uma das mais antigas tradições do artesanato português, durante visita ao Museu das Rendas de Bilros da cidade. Instalado na Casa do Vinhal, típico solar urbano do século XVIII, o local abriga a maior renda de bilros do mundo, certificada pelo “Guiness World Records”, e apresenta ao vivo o trabalho das rendilheiras que, num recanto cheio de luz, mostram a perícia na arte de dedilhar os bilros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário