Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de julho de 2017

ATRAÇÃO DE ITU - PARQUE DO VARVITO COMEMOROU 22 ANOS

Formação geológica do Parque
No próximo último domingo, 23, Itu comemorou a criação do Parque do Varvito, em 1995. Verdadeiro monumento geológico, o Parque foi construído no entorno de uma antiga pedreira, numa área de 44.346 metros quadrados, muito próxima do centro histórico da cidade. O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha em toda a América do Sul. 
A denominação “Varvito” é atribuída, pelos geólogos, a um tipo único de rocha sedimentar, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. O mais interessante e importante é que esse tipo de rocha sedimentar contém evidências de uma extensa idade glacial que aconteceu há 280 milhões de anos. 
Na época glacial, a região onde hoje se encontra a cidade de Itu foi coberta por um imenso manto ou lençol de gelo, que se estendeu por todo sudeste da América do Sul. Reconhecida como raridade geológica, a pedreira do Varvito já recebeu milhares de visitantes, até hoje, entre turistas, estudantes e colégios de outras cidades, pesquisadores, geólogos e foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo). 
O Parque do Varvito, além de oferecer ambiente agradável em contato com a natureza, permite, também, conhecimento geológico aos visitantes através de diversos painéis didáticos que explicam as geleiras que passearam pela região. 
Além disso, as famílias visitantes podem usufruir de lanchonete/restaurante, bosques, lago, cascata, quiosques, play ground, anfiteatro ao ar livre, espaço para exposições e estacionamento para automóveis, motos e ônibus. 
O endereço é Rua do Parque do Varvito, no bairro Parque N.S. da Candelária, a apenas 1.400 m do centro histórico de Itu e a 400 metros da Rodovia Santos Dumont. Abre das 8 às 18 horas, de terça a domingo com ingresso gratuito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário