Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de abril de 2017

ENCONTRO NACIONAL DE ZPE - MOVIMENTADA A REUNIÃO DAS ADMINISTRADORAS

A V Reunião das Administradoras de Zonas de Processamento de Exportação foi iniciada na última quinta-feira (30) e terminou na sexta-feira. Em Fortaleza, pela manhã, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o encontro começou com palestra da secretária Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE/MDIC), Thaise Dutra. Na ocasião, a secretária anunciou que o Governo Federal pretende desenvolver a "ZPE do Agronegócio", para estimular o segmento econômico que mais cresce no país. No Brasil, existem atualmente 25 zonas de processamento de exportação autorizadas pelo Conselho, mas em plena operação apenas a ZPE do Ceará, servindo de modelo para o restante do país.
Ainda no período da manhã, falaram o diretor do Departamento de Apoio à Exportação (Daex), Herlon Alves brandão; o 1º secretário subchefe da Divisão de Investimento do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), José Renato Ruy Ferreira; e o diretor presidente da ZPE de Parnaíba, Paulo Roberto Sousa. 
No período da tarde, o evento teve continuidade com as palestras da diretora executiva da Asociación de Zonas Francas de las Américas (AZFA), Maria Camila Moreno Henao; do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luís Augusto Ferreira; do gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Ricardo Parente; do assessor Especial de Assuntos Internacionais do Ceará, Antonio Balhmann; do presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior; do diretor Comercial da ZPE Ceará, Roberto de Castro. Os superintendentes da Receita Federal, Moacyr Mondardo (2ª Região) e João Batista Filho (3ª Região) falaram sobre controle aduaneiro nas operações de ZPE.
VISITAS DE CAMPO - O evento teve continuidade na sexta-feira (31), no Pecém. Os participantes visitaram a área de expansão da ZPE Ceará e o Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (administrado pelo IFCE), onde assistem apresentações institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Ceará Portos e da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP). Em seguida, participaram de visitas guiadas ao Porto do Pecém e à área industrial da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
EXPANSÃO - O presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, destacou três importantes fases de funcionamento da ZPE de Pecém:, a de importação de bens de capitais da Companhia Siderúrgica do Pecém; a de recebimento de matéria-prima; e a de operação propriamente dita da CSP.  Em maio de 2016, a ZPE Ceará teve sua área ampliada de 4.271,4 hectares para 6.182,44 hectares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário