Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

TURISMO PARA COMPRA E LAZER - ATRAÇÃO NO MÉXICO: TAXCO, A CIDADE DA PRATA

Rodeada por morros e montanhas, Taxco é uma verdadeira joia no estado de Guerrero, no México. A região é fonte de mineração de prata, sendo uma das mais importantes da América Latina, produzindo peças da mais alta qualidade - talheres, acessórios e itens de decoração. Com preços bastante competitivos, o destino atrai visitantes nacionais e internacionais em busca desses produtos para uso pessoal ou revenda. 
Em meio às suas ruas de ares coloniais com típicas casas brancas de telhado vermelho, é possível encontrar diversas lojinhas de artesãos que vendem as mais diversas peças de prata. Mais de 15 mil pessoas usam o metal como ganha-pão e giram a economia da cidade.  
Cuidados: Para comprar como um especialista e levar os melhores produtos, é aconselhável ficar de olho na numeração que indica o grau de pureza da prata. Para conseguir tornar esse metal maleável, é preciso misturá-lo com cobre. Portanto, quanto mais alto o número, mais pura é a prata em determinada peça. Além disso, existem produtos que são "banhados a prata", fácil de serem reconhecidos por serem muito mais leves.   
ONDE COMPRAR - Aos sábados, o turista deve visitar a feira que funciona das 7h às 19h, localizada perto do terminal de ônibus Estrella Blanca. É interessante apreciar as diferentes técnicas dos artesãos para esculpir as peças, imprimir detalhes e relevo.
Outra opção é ao longo da rua San Agustin, onde existem mais de 20 pratarias com artigos de joalheria e ornamentação: colares, brincos, pulseiras, anéis, crucifixos e objetos com design pré-hispânicos. Além das lojas, existem diversos postos ao redor na região central, onde você também pode comprar artigos de prata. 
ATRAÇÕES – Taxco não se resume à prata. A viagem pode ser bem aproveitada não só para essa parte de compras, mas também para passeios cheios de cultura, como visitas a monumentos históricos. O destino é considerado um Pueblo Mágico, porque mantém muito bem preservada sua história na arquitetura da cidade e tem belezas naturais únicas, agregando alto valor turístico. 
Uma dica é  visitar o Parque Nacional Grutas de Cacahuamilpa. Descoberto em 1834 e declarado Reserva Natural Protegida em 1936, esse paraíso subterrâneo tem mais de 90 ambientes para visita abertos ao público. Para percorrer todos os lugares é preciso caminhar por aproximadamente duas horas. Os destaques são as grandes formações rochosas estalactites (que vão do teto em direção ao chão) e as estalagmites (que ascendem do solo). Naturais, muitos dizem enxergar rostos e figuras de animais, tronos, fontes e até uma catedral.  
A melhor maneira de chegar ao Parque Nacional Grutas de Cacahuamilpa é pela Cidade do México e seguir em direção à cidade de Taxco. 
Como toda cidade alta, Taxco tem vários mirantes e, por isso, o pôr do sol é simplesmente incrível. E para uma vista panorâmica com uma pitada de diversão, é indicado conhecer a cidade a partir do teleférico que está a mais de 170 metros de altura. Na gastronomia, uma sugestão é experimentar "jumiles",  uma classe de inseto bastante consumido na região, que até ganhou uma feira própria, que acontece todo ano em outubro.  
Opções:  tour a pé apreciando os palácios e catedrais. Se gostar de praia, ainda dá para planejar um dia em Acapulco, que está localizado a 3 horas de distância de Taxco.
 ACESSE: www.visitmexico.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário