Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

SERGIPE – UMA JÓIA NO ROTEIRO DO NORDESTE

Carlos Casaes
Abrajet BA
ENTRE BAHIA E ALAGOAS, SERGIPE PONTIFICA - Tendo como principais ligações a BR-101 (que sai da Bahia, em Esplanada, passa por Estância, Aracaju e vai até Propriá, atravessando o Rio São Francisco para Alagoas), ou a Linha Verde (que tem início em Salvador com a Estrada do Côco) por Jandaíra (onde se situa Mangue Sêco), daí em território sergipano com Indiaroba, que vai dar acesso ao litoral do Estado até Aracaju. Acesso facilitado pela construção da Ponte Gilberto Amado, que abreviou o percurso, fazendo evitar a BR-101, desde Estância, ou a antiga travessia na balsa. Sergipe é um maravilhoso destino litorâneo brasileiro, em pleno Nordeste do país.
Mais ao Norte, Sergipe se liga a Alagoas, seja via BR-101, que sai de Aracaju - continuando o trajeto vindo da Bahia, desde Esplanada e alcançando Estância – até Propriá, ou mais para o litoral, via Neópolis, onde ocorre a travessia em balsa para Penedo. De Penedo, tanto se pode acessar a própria BR-101, como prosseguir na Linha Verde, pelo litoral.
Vale verificar que a Ponte Gilberto Amado tem extensão de 1.725m (quase dois quilômetros, pois), que atravessam o Rio Piauí, de onde se vislumbra uma paisagem arrojada, inclusive é possível ver as dunas de Mangue Sêco, na Bahia. Nesse trajeto, economizam-se, pois, nada menos do que 30 km, se pelo trecho da BR-101 via Estância. A história lembra que o território sergipano já pertenceu a Bahia, da qual foi emancipado em 8 de Julho de 1820.
ARACAJU, O CARRO-CHEFE - A bela cidade de Aracaju já desponta com um extenso litoral integrado pelas praias de Atalaia, Aruana, Refúgio, Náufragos, Robalo e Mosqueiro.  Em frente a Aracaju encontra-se o Município de Barra dos Coqueiros, cujo destaque é o povoado de Atalaia Nova. Ambos os municípios são ligados pela grande Ponte Construtor João Alves, com extensão de 1.8 km sobre o Rio Sergipe, sendo a segunda maior ponte urbana do país e a maior do Nordeste.
A construção da ponte foi determinada pelo propósito de ligar a cidade de Aracaju ao Porto do Estado, a beira do Oceano Atlântico e no Município de Barra dos Coqueiros, bem assim as praias do litoral Norte, até a Foz do Rio São Francisco.
SÃO TANTAS AS ATRAÇÕES… - O maior potencial do Estado está mesmo na Capital Aracaju, conquanto vários outros Municípios destaquem-se pelo arrojo de sua economia e da sua cultura. Nas festividades do fim-de-ano, Aracaju desponta no país com a maior Árvore de Natal de luzes do mundo, com 122 metros de altura. As margens do Rio Sergipe, mais precisamente no calçadão da rua 13 de Julho, na Avenida Beira-Mar, a grande árvore logrou, em 2007, ser inserida no Livro Guiness dos Récordes.
Uma outra promoção que atrai milhares de turistas em Aracaju é o seu Forró Caju o qual, durante 14 dias, faz desfilar nos diversos palcos nada menos do que 140 atrações juninas. Assim como uma das mais festejadas prévias carnavalescas é o Pré-Caju, no mês de Janeiro.
SÃO CRISTÓVÃO, UMA CIDADE TOMBADA PELA UNESCO - A somente 26 km de Aracaju, e na sua região metropolitana, encontra-se a cidade histórica de São Cristóvão, Monumento Nacional pelo IPHAN, e igualmente tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Foi fundada em 1º de Janeiro de 1590, constituindo-se, inclusive, na primeira Capital de Sergipe, título transferido a Aracaju em 17 de Março de 1855. É a quarta cidade mais antiga do país, fundada pelos portugueses.
Como destaques, a Igreja e Convento de Santa Cruz ou Convento de São Francisco, onde funciona o Museu de Arte Sacra, o convento do Carmo, a Igreja Matriz de N.S. da Vitória, antiga Igreja e Santa Casa da Misericórdia, o sobrado com balcão corrido, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, e o conjunto carmelita com a Igreja do Convento do Carmo e a Igreja da Ordem Terceira. E, por fim, a Igreja do Amparo dos Homens Pardos.  Romarias e festas religiosas complementam, os seus atrativos com os grupos culturais, como  Caceteira, a Chegança, o Samba de Côco, a Dança do Langa, o Reisado, São Gonçalo e outros.
LARANJEIRAS E O CÂNION DE XINGÓ - Uma outra cidade que guarda importantes monumentos históricos é Laranjeiras que, fundada em 7 de agosto de 1832, já foi considerada como a Atenas Sergipana e que teve fundada a primeira escola de Sergipe, o Colégio Nossa Senhora de Santana. Ao lado do seu importante casario, destacam-se igrejas dos séculos XVII e XVIII, a exemplo da Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
A186 km de Aracaju encontra-se Canindé do São Francisco, onde o “rio da integração nacional” foi represado para dar lugar a Hidrelétrica do Xingó. Formando um lago de rara beleza, destacam-se os Cânions de Xingó, precisamente entre os Estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. É mais uma imperdível atração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário