Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

PAIXÃO POR TUDO DO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Somos apaixonadíssimos por tudo o que diz respeito ao Turismo, embora não trabalhemos, diretamente, nesse segmento econômico, ainda que a Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, na qual somos assessor de comunicação e ouvidor, desenvolva algumas ações, no denominado Turismo na Agricultura Familiar, um pouco diferente do Turismo no Espaço Rural, Agroturismo, Ecoturismo.
Há mais de 35 anos, escrevemos sobre os palpitantes assuntos turísticos e já exercemos funções nas extintas Coditur, órgão oficial do Turismo do Estado, e, na Fortur, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A paixão pelo Turismo Iniciou-se, em 1974, precisamente, no jornal O POVO, quando com os companheiros José Mário Pinto e Isabel Pinheiro Maciel, criamos a primeira Página de Turismo, sendo editor o confrade José Mário Pinto. 
Por que esta introdução? Simplesmente, para dar satisfações aos estimados leitores de que defendemos os interesses maiores do Turismo Cearense o Brasileiro e dos profissionais que nele militam. É muito chão percorrido, como se diz! A cada ano, aprendemos um pouco mais acerca deste empolgante e importante segmento econômico para as localidades que dispõem de atrativos turísticos, sem falar do aprendizado com as pessoas.
Hodiernamente, o Turismo é o segmento econômico que mais contribui para o crescimento da economia mundial. Representa mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no Universo. Em termos de produção bruta – garantem os estudiosos do assunto – é a maior indústria mundial com faturamento demais de 3 trilhões de dólares. Afirmam, ainda, que as perspectivas de crescimento do turismo global ultrapassam os 23%, maiores do que as de crescimento da economia mundial. 
O Turismo, além de ser um fenômeno econômico, é um fenômeno social. Impacta mais de 52 atividades da nossa economia. Gera empregos, divisas e aumenta a circulação da moeda nacional, mediante, neste caso, a exploração do denominado Turismo Doméstico. Ajuda, outrossim, a divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural de um município, estado e país. É capaz, também, de fazer a integração entre os povos de nações alienígenas. E acrescentamos: por que não a tão esperada Paz Mundial?
Agora, vem a indagação: podemos dizer que existem somente flores no Turismo Brasileiro e, em especial, no Turismo Cearense? Claro que não! Há, sim,senhor, os obstáculos de natureza variada, como o amadorismo de alguns profissionais do ramo, deficiência nos serviços prestados, falta de conscientização para os benefícios que o Turismo, em seus diversos tipos, traz para determinado polo receptor, o reduzido número de profissionais, de nível superior, graduados pelos Cursos de Turismo, que trabalham, nas múltiplas atividades do setor, para citarmos alguns dos entraves para o seu desenvolvimento sustentável e solidário.
O Turismo precisa, minha gente, assumir um compromisso sério com a preservação e a manutenção dos recursos naturais, como flora, fauna, recursos hídricos e com a cultura dos nativos. É triste e revoltante constatarmos que o meio ambiente, cada vez mais, vem sendo poluído. De acordo com a pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), 90% dos rios brasileiros estão poluídos. Que absurdo! Falta de patriotismo! Que mentalidade tacanha!
Pelos dados da pesquisa retrocitada, concluímos: somos irresponsáveis com o ecossistema de nossas plagas, ou não nos conscientizamos, ainda, de que a água é um bem imprescindível e escasso para a sobrevivência humana. Muitos podem até pensar que este líquido precioso existe em abundância, em nosso país, e que poluir os mananciais não significa muito para o descomunal volume de água existente no território brasileiro. Quanta ignorância, meu Deus! Assim, é demais! É ser um país de analfabetos, falando-se em termos de Ecologia.
Ante o exposto, caríssimo leitor, vem a pergunta: qual o turista que deseja passar suas horas de lazer, de negócios ou em eventos culturais, num polo de atração turística, caso comprovem que alguns de seus gestores públicos, empresários e a população não se preocupam com a preservação da natureza, a segurança pública, o saneamento básico, o patrimônio histórico e o crescimento urbano de forma ordenada? Somente um analfabeto político, o pior dos analfabetos de uma nação, como disse o notável Bertold Brecht. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário