Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CALEIDOSCÓPIO

AEROPORTO PINTO MARTINS – No ano passado, o turismo de Ceará obteve expressiva conquista, com a ratificação da conquista do “hub” AirFrance, KLM/Gol. Se a luta pela instalação em Fortaleza de um “hub” da TAM até agora não chegou a bom êxito, a vinda da Fraport revigorou a esperança de que turismo do Estado vertiginosamente está marchando para ser um dos melhores e mais valorizados do País. A conceituada empresa europeia está administrando o Aeroporto Internaciuonal Pinto Martins. As modificações para melhor já são vistas com clareza, sem dúvida obtendo os aplausos dos milhares de passageiros que chegam ou partem para vários destinos. Modernidade e eficiência  são sensíveis. Que se ultrapasse logo os obstáculos que existem e seja iniciada a ampliação e modernização do “Pinto Martins”, uma promessa frustrada que estaria nos conformes na última Copa do Mundo. A cada dia aumenta o número de voos, principalmente para a Europa e Estadps Unidos, o que é ótimo não apenas para o turismo, mas também para as empresas que têm negócio outros. 
DRAGAGEM DO PORTO DO MUCURIPE -  Uma boa notícia é esta de que, finalmente, até março próximo começarão os serviços de dragagem no Porto do Mucuripe, obra que impacta bastante o turismo do Estado. Com o moderno Terminal de Passageiros concluído, os transatlânticos não podiam seguramente ali atracar por causa do insuficiente calado.  Com a obra já licitada e homologada, a firma ganhadora da concorrência, a Jan de Nul do Brasil, conforme se sabe, deverá concluir seu trabalho nos meses finais deste ano.
BOAS RECORDAÇÕES – À propósito da dragagem do Porto do Mucuripe, vem à recordação os bons tempos em que quase não existiam estradas de rodagem ligando os vários estados. Então, pontificvam as viagens  marítimas. Era “chic” ir à então Capital Federal, o Rio de Janeiro, nos navios da Costeira ou do Lloyd Brasileiro. Semanalmente   passavam por Fortaleza o Itanejé, o Ipapajé, o Itaquicé  e os outros Itas, bem como o Pará, o Siqueira Campos, o Rui Barbosa ou os outros barcos do Lloyd, muitos deles indo também aos países da Europa e da América do Norte. Quanta recordação dos “Cisnes Brancos” Anna Nery, Princesa Isabel, Princesa Leopoldina e Rosa da Fonseca!  Também era costume se apreciar os embarques na Ponte Metálica, hoje uma saudade na Avenida Almirante Barroso. Os navios ficavam distante do ponto de embarque e os passageiros iam até eles através de pequenas embarcações. Já como repórter de “O Nordeste”, uma das minhas obrigações era saber para noticiar a movimentação do Porto, chegadas e saídas dos navios, as pessoas ilustres que embarcavam ou desembarcavam, para o Sul ou para o Norte (ainda não havia a divisão territorial brasileira em Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste).  Um momento de alegria e expectativa aquele em que, lá pela década de 1960, eu, o Padre Alberto Oliveira e o Gotardo Peixoto, já no Porto do Mucuripe, embarcamos no Rosa da Fonseca rumo ao Norte. Ao som das músicas do Canecão e com serpentinas os passageiros foram recebidos. Esperamos que, com a dragagem do Porto do Mucuripe, outros zecarlos, albertos e gotardos também sintam os mesmos sentimentos que envolveram nossos corpos e espíritos. Será que as “estradas” dos mar voltarão ainda a ser caminhos de ligação frequente na costa brasileira? Esperançosos turistas aguardam o “milagre”.  
CIRCE JANE CONTINUA À FRENTE DO SINDIEVENTOS - No início deste janeiro, em  sessão eleitoral,  houve a recondução da empresária Circe Jane Teles da Ponte ao cargo de presidente do Sindieventos CE. Como vice-pesidente, foi eleita a empresária  Enid Câmara de Vasconcelos.
Eis os poderes do Sindieventos: 
DIRETORIA -Presidente: Circe Jane Teles da Ponte(Lotus Promoções); Vice-Presidente: Enid Câmara de Vasconcelos (Prática Eventos); Secretária:  Priscila  Creuza  Martins Cavalcanti Vasconcelos (Priscila Eventos); Tesoureiro: Arnaldo Fonseca Menezes Junior (Data Vídeo Som); Divisão de Congressos e Eventos: Caroline Pinheiro Belchior (Carol Chocolates); Divisão de Empresas Promotoras de Feiras: Gerardo Sérgio de Resende (Dinâmica Eventos); Divisão de Empresa Serviços Afins e Montadora: Marcelo Araújo Ferreira (MR Estruturas).
 SUPLENTES DA DIRETORIA: Fernanda Almeida Gomes (W10 eventos), Maristela Leite Pavan (A& M Montagens)  e Camila Fernandes (Casablanca Turismo);  
CONSELHO FISCAL: Marcone Camilo Teles (MCT Produções), Maria da Glória e Souza Ribeiro (Prática Eventos) e Kassio Cesar de Oliveira Silva (Ideia de Evento);
 SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL: Marcos Vinícius Caldas Saraiva  (Ipanema Comunicação) e Maria Berenice Lins Leite (LP Multiserviços).
 DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO AO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO CEARÁ: Circe Jane Teles da Ponte - 1º Delegado e Francisco Everton da Silva (F Everton Feiras)- 2º Delegado.
O IATE CLUBE DE FORTALEZA É PATRIMÔNIO - A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), reconheceu oficialmente, na tarde do sábado último, 13, o Iate Clube de Fortaleza, fundado em 1º de maio de 1954, como Patrimônio Turístico da Capital.
O espaço é o terceiro equipamento privado a receber a certificação. Em 2017, o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza e o Museu da Fotografia receberam o título por sua contribuição à cultura da Cidade por meio da arte.
Além do reconhecimento, assim como já acontece no Mercado dos Peixes e no Estoril, o local passará a receber o Projeto Pôr do Sol,a partir das 17h, com a apresentação do músico pianista Felipe Adjafre, tocando no mar em um veleiro, acompanhado por um saxofonista. O espetáculo, no Clube, acontecerá todo segundo sábado do mês.
SNOWLAND - Atraídos pela magia que a neve exerce, mais de 47,4 mil pessoas de diferentes estados do Brasil passaram pelo Snowland em dezembro. Quem lidera o ranking do Parque são os paulistas, seguidos pelos cariocas e pelos mineiros – nesta ordem. 
Localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o empreendimento teve uma programação especial para o mês mais esperado do calendário, destacando-se “Grease”, show de patinação artística sobre o gelo, , apresentações da “Bandinha de Natal”, com interpretações animadas de clássicos natalinos, além de jogos analógicos, como basquete, bazuca, laça-laça e futebol, que foram dispostos no Vilarejo da Montanha.
Único parque de neve do País, o Snowland nasceu com o objetivo de criar uma relação entre as pessoas de todas as faixas etárias e o ambiente nevado, proporcionando experiências únicas e inesquecíveis. Inaugurado em outubro de 2013, já recebeu mais de 1 milhão de pessoas, e se tornou uma das principais atrações turísticas do Brasil.
AEROPORTO DE FLORIPA - No seu “Volta ao Mundo, a jornalista catarinense Nelci Seibel dá conta de que  a Floripa Airport, empresa pertencente ao grupo suíço Zurich Airport, assumiu 100% das operações do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, até então administrado pelo Governo Federal, através da INFRAERO. Acrescenta que, neste mês, a Floripa Airport dará início à construção de um novo e moderno terminal, quatro vezes maior que o atual, projetando a conclusão para outubro de 2019. Os investimentos do grupo suíço ultrapassam R$ 500 milhões. 
VISTO ELETRÔNICO - Começou a valer na última quinta-feira (11) o visto eletrônico para turistas japoneses que desejam visitar o Brasil. O país asiático é o segundo beneficiado com a iniciativa, que faz parte de um conjunto de ações chamado Brasil + Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo, para gerar emprego e renda no país por meio do setor. A Austrália foi o primeiro país a ser beneficiado com a medida, em novembro de 2017..
Para divulgar o visto eletrônico no Japão, está prevista para o dia 22 próximo uma solenidade na Embaixada do Brasil, em Tóquio, com a presença da secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, para oficializar a iniciativa no país.
Ainda neste mês, outros dois países são beneficiados: Canadá, ontem, e Estados Unidos no dia 25). encerrando assim a fase inicial dos países considerados estratégicos para o turismo nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário