Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

É TEMPO DE VINDIMA - A SERRA GAÚCHA CELEBRA A COLHEITA DA UVA

Municípios da Serra Gaúcha realizam de janeiro a março uma extensa programação que valorizam a cultura e a tradição da região celebrando a colheita da uva. A programação contempla a colheita e pisa das uvas; cursos de degustação de derivados da fruta, jogos coloniais, corrida e passeios ciclísticos em meio aos parreirais; jantares harmonizados; festas típicas nas comunidades, como os filós; piqueniques e almoços ao ar livre, entre outros. 
As atividades ocorrem em vinícolas, restaurantes, hotéis e propriedades vinícolas. Durante o período, a rede hoteleira oferece pacotes e promoções especiais, enquanto as vinícolas têm atrações e descontos diferenciados.
Em Flores da Cunha, a abertura das ações do “É Tempo de Vindima 2018” será no dia 18, às 17h30min, em uma propriedade da Capela Nossa Senhora do Carmo. A programação seguirá até 25 de março e inclui atividades como pisa de uvas e passeio de carretão. Informações turismo@floresdacunha.rs.gov.br   
Em Nova Roma do Sul, a comunidade organiza a 13ª edição da La Prima Vendemmia, que ocorre nos dias 26, 27 e 28 de janeiro. Em Monte Belo do Sul, a Festa de Abertura da Vindima será de 24 a 28 de janeiro.
O auge da programação deve ficar por conta do desfile de carros alegóricos no dia 28 próximo, quando as diversas comunidades do interior ficarão incumbidas de se apresentar com a tipicidade e a criatividade peculiares a cada localidade.
Em Garibaldi, a abertura do Veraneio da Vindima ocorre na propriedade da Família Vaccaro, em Santo Alexandre, na Estrada do Sabor. Hoje, o Veraneio da Vindima contempla espaços gastronômicos, exposições, festas locais, além do sempre aguardado Garibaldi Vintage, que terá sua primeira edição em 2018 no mês de março. 
Em Bento Gonçalves, há a Estação Vindima, com abertura oficial às 18h30min de hoje, na Vinícola Salton. Mas a programação começou ainda no sábado (13) e segue e termina hoje. 
Na programação, “Almoço Harmonizado” ao ar livre aos sábados na Cristofoli Vinhos de Família. Vindima com muito vinho, uva, comida e música. Degustação às cegas quando o turista, vendado, tenta desvendar as características das bebidas que está degustando sob orientação da sommelière da vinícola. Pisa das Uvas, um retorno às origens, cursos, e muito mais. 
MARATONA DO VINHO - Um dos destaques da programação da região será a Maratona do Vinho, no dia 11 de fevereiro. O trajeto passa em áreas de três municípios – Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. Os pontos de apoio são chamados de Vino Stops, onde os corredores fazem o revezamento e podem degustar uva, suco, vinho, pão, queijo e salame.
Muito além de uma competição esportiva, a Maratona do Vinho, que tem apenas a distância oficial de 42.195 Km, é um evento que coroa a temporada da colheita da uva.   (Jornalista Neneca Campos – Abrajet/RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário