Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2018

4º FÓRUM CEARENSE DE PONTOS DE CULTURA

Com o intuito de debater as questões relativas à política Cultura Viva do Estado, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e a Rede Cearense de Pontos de Cultura promovem, desde ontem e até amanhã, no Theatro José de Alencar, o 4º Fórum Cearense de Pontos de Cultura. O encontro reunirá gestores e representantes de entidades que atuam com a temática no Estado.
A abertura do evento ocorreu ontem, às 19h, e contou com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, e de representantes da Rede/Comissão dos Pontos de Cultura e do Ministério da Cultura. Na mesa de abertura “Cultura Viva: o Brasil de Baixo Para Cima”, a atividade teve como debatedores o historiador e idealizador do Programa Cultura Viva, Célio Turino, e o membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Lula Dantas.
Hoje, pela manhã, haverá a mesa II,  “Cultura Viva: diversidade, participação social e resistência democrática”, com as exposições do sociólogo, ex – Ministro da Cultura e atual presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, e da representante do Ponto de Cultura Coco de Umbigada de Pernambuco, Mãe Beth de Oxum. Na sequência, às 10h, ocorre a mesa III “Cenários e Perspectivas da Política Cultura Viva” com a participação do secretário Fabiano Piúba, e de representantes do MINC e da Rede Cearense de Pontos de Cultura.
O Fórum contará, também hoje, às 19h30, com uma apresentação de suma importância para os agentes culturais do Estado, sobre o Projeto de Lei “Cultura Viva do Ceará”, a ser enviado para votação na Assembleia Legislativa do Estado. 
Além das mesas e das apresentações artísticas, serão realizados Grupos de Discussão para debater os temas que envolvem o Programa Cultura Viva como diversidade, comunicação, liberdade de expressão, fomento, produção e difusão cultural.
LANÇAMENTOS - 
Durante o evento são lançados os livros: “Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina”, do Gestor cultural, dramaturgo e escritor, Alexandre Santini; ”Direitos Humanos, Democracia e Reflexões sobre o Brasil Contemporâneo”, da ONG Fábrica de Imagens; e o livro ” Cultura a unir os Povos”, do historiador, Célio Turino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário