Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2018

VESPERATA DE DIAMANTINA, TRADIÇÃO SEMPRE ATRAENTE

Um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais, a Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX, quando no período das vésperas (que são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas) músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.
Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.
É uma atração imperdível assistIr a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura diamantinense. A Vesperata parece ser, à primeira vista, uma serenata ao contrário. Os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público da Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes. Cada show reúne mais de mil pessoas. Nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas.
As apresentações previstas para o corrente ano é a seguinte: Hoje, 26 de maio, 09 e 23 de junho; 07, 14 e 28 de julho; ,4, 18 e 25 de agosto; 15 e 29 de setembro; e 13 e 20 de outubro.  (Jornalista Sérgio Moreira – Da confraria de Jornalistas de Turismo e Abrajet). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário