Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2018

COM MUITO FORRÓ E ALEGRIA - O “ARRAIÁ” EM CARUARU JÁ COMEÇOU E VAI ATÉ O FINAL DO MÊS

O que começou como uma reunião entre famílias que acendiam fogueiras, preparavam comidas feitas de milho, soltavam fogos de artifício e dançavam ao som dos trios de forró, tornou-se um dos maiores São João do Brasil. Caruaru (PE), distante cerca de 140 km de Recife, é considerada a capital do forró e os turistas não esperam menos da cidade, que leva diversão para quem gosta de pular fogueira e não dispensa um arrasta pé. Junho é um mês de festa. Desde a última sexta-feira (1) a cidade está cheia de atrações típicas e muita música.  
A festança de Caruaru é para ninguém ficar de fora. Estão espalhados pela cidade e na zona rural 22 polos com atrações juninas locais, regionais e nacionais. São esperadas 2,5 milhões pessoas – meio milhão a mais que no ano passado -  para curtir muito forró, estilo musical típico do Nordeste, e apresentações de artistas como Wesley Safadão, Geraldo Azevedo, Maiara e Maraísa, Aviões do Forró, Alceu Valença, Gabriel Diniz, Elba Ramalho, Luan Santana e Alcymar Monteiro.
O São João de Caruaru é um importante evento gerador de fluxo turístico que resulta em emprego e renda para o município e para Pernambuco. Segundo a prefeitura da cidade, a festa deve arrecadar R$ 200 milhões, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano passado, quando foram angariados R$ 160 milhões. Além disso, o festejo pode gerar seis mil empregos diretos e indiretos.
Quadrilhas, decoração junina, salão de artesanato e comidas típicas são outros atrativos que farão o arraiá de Caruaru ser ainda melhor. Para o item “comida”, a sugestão é que os forrozeiros de plantão estejam preparados para aproveitar as guloseimas feitas em larga escala e distribuídas gratuitamente. O “arraiá” é famoso por oferecer as “comidas gigantes”, como o Maior Cozido de Milho na Manteiga, que leva 1, 5 mil espigas, ou o Maior Chocolate Quente, produzido com 700 litros de leite e 130 quilos de chocolate em pó.
No São João também há espaço para homenagear importantes personagens da história que representam as vertentes artísticas e culturais do município. São eles: o escritor e compositor Nelson Barbalho, o colunista social Jotta Lagos, o organizador de eventos Zé Lucía do Palhoção, a poetisa e compositora Fátima Marcolino e a boleira Maria do Bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário