Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2018

SANTO ANTONIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO - OS FESTEJOS JUNINOS ESTÃO POR TODO O NORDESTE

Tradição arraigada no nordestino, os festejos juninos espalham-se neste mês de junho pela quase totalidade da Região. Nos povoados e municípios menores, as tradições são revividas com maior intensidade, principalmente na véspera e no dia dos santos padroeiros Santo Antônio São João e São Pedro. Não faltam fogueiras, solta de fogos de artifício, canjica, pamonha e milho assado. O forró ao som de sanfona, bumba e reco-reco anima a mocidade e os mais velhos também
Já nos maiores centros, as festas juninas são mais sofisticadas, com shows de artistas de fama principalmente na área do sertanejo, reúnem multidões. Campina Grande e Caruaru se sobressaem realizando monumentais festejos, cada qual proclamando realizar “o maior São João do mundo”. Entre as capitais, Fortaleza também se vangloria de realizar o “maior São João das capitais”. 
ARRAIÁ DO CEARÁ - Foi de Sexta, 8 até Domingo passado (10), sempre a partir das às 18h, no estacionamento do Shopping Iguatemi, a TV Verdes Mares promoveu a 5ª edição do Arraiá do Ceará. 
O evento foi mais um encontro de grupos juninos que têm por objetivo ganhar o tão esperado título de melhor quadrilha do estado. Foram grupos de Fortaleza e de outras 14 cidades cearenses que compõem o ranking das 20 melhores quadrilhas da União Junina.
 Durante 3 dias, a dança e a música tomaram conta da capital cearense, levando ao público muita emoção e boas lembranças. Com uma arena especial (área verde), o espectador teve acesso aos espetáculos e a todo espaço gastronômico, tudo ambientado para que o público revivesse a tradicional cultura nordestina. 
EM IGUATU - o Arraiá do Povo começou nas dependências do antigo CSU, no Bairro Prado, O.evento junino vai até domingo, 17 de junho, com shows, festival de quadrilhas, cidade cenográfica, comidas típicas e especial participação do cantor Luan Santana e será realizado no Parque de Exposições do Rotary Club de Iguatu.
Luan Santana é a maior atração do Arraiá do Povo. Vale ressaltar que o evento recebe o apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e realização da prefeitura de Iguatu. Lembrando o show é grátis!
AQUIRAZ JUNINO - Na primeira capital do Ceará, Aquiraz, com realização da Secretaria de Cultura do Município, o “VI Festival Junino de Aquiraz 2018 – Construindo Uma Nova História”, cujo prazo de realização é de junho a julho de 2018, sem dúvida os festejos em honra aos três santos inspiradores terão total êxito.
O objetivo das festanças é valorizar as tradições juninas locais e democratizar o acesso aos recurso públicos, estimulando a organização e participação das comunidades e, sobretudo, fomentando a cadeia produtiva.
O SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA - A mais tradicional festa junina do Cariri sem dúvida desenvolve-se em Barbalha. a Festa de Santo Antônio de Barbalha/2018. Os festejos começam no último dia 26, com a Noite das Solteironas. No domingo, 27, o Centro Histórico foi tomado por moradores da cidade e visitantes para uma programação bem diversa, que incluiu missa festiva, cavalgada, Cortejo do Pau da Bandeira e dos movimentos culturais.
Em 19 dias, o público terá mil razões para não arredar o pé de Barbalha. Além do número recorde de apresentações culturais, quermesses, muita música ao som de artistas locais, regionais e de reconhecimento nacional, que subirão aos palcos espalhados em pontos estratégicos e também do Parque da Cidade, local dos grandes shows. Por lá desfilão, dentre outros, Aviões, Wesley Safadão, Léo Magalhães e Bel Marques.
Em meio à diversidade da programação da festa, que se encerra em 13 de junho – Dia de Santo Antônio, outras atividades acontecerão, como o simpósio sobre a festa e a preservação da Cultura Imaterial, a Feira do Artesanato e, ainda, o Casamento das Noivas de Santo Antônio, reunindo quinze casais para uma cerimônia cheia de amor e glamour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário