Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2018

O GRITO DE ALERTA DE ENID CÂMARA

Tem razão a empresária de sucesso, presidente da Câmara Setorial da Cadeia de Eventos, da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Enid Câmara Vasconcelos, quando, em recente reunião, deu um “Grito de Alerta”, dirigido a autoridades municipal e estadual, além do trade turístico cearense, para um fato que merece atenção especial, ou seja, o Turismo de Negócios (Eventos).
A também proprietária da empresa Prática Eventos sempre defende a iniciativa de que há necessidade urgente de maiores investimentos, em Propaganda e Comunicação, no retrocitado segmento do turismo alencarino, visto poder tornar-se a modalidade que mais recursos financeiros carreará, para a combalida economia do Estado, fragilizada com seis anos consecutivos de secas. É que turista de negócios gasta mais do que o de lazer.
Bem! Dado o grito, é preciso, caras autoridades e empresários do turismo, setor que impacta mais de 50 atividades socioeconômicas e culturais, em todo o Ceará, não fazerem vistas grossas ao que Enid Câmara lhes chama à atenção, fazendo de contas que o Turismo de Lazer é a atividade, no segmento Turismo, que atrai maior número de turistas, anualmente, tanto nacionais, quanto internacionais, e movimenta mais os setores econômicos estaduais e municipais do que o já mencionado Turismo de Negócios.
Com a assertiva supracitada, longe de nós, a petulância de escrever serem dispensados investimentos, na promoção e divulgação do Turismo de Lazer, aqui e alhures. Ambos merecem aplicação de vultosas verbas, para levá-los a um patamar de destaque, nos cenários brasileiro e estrangeiro, claro que em se tratando das localidades com atrativos turísticos, capazes de receber expressivo afluxo de turistas, oriundos, inclusive, do exterior.
Mediante o exposto, acreditamos que o “Grito de Alerta”, da dinâmica, competente e lutadora Enid Câmara, não se perderá, nos gabinetes governamentais, precisamente, nas Secretarias de Turismo (Setur e Setfor), nas existentes no interior, nos ambientes de trabalho dos empresários do ramo e na Imprensa e Redes Sociais. Se não houver repercussão, no que ela falou mais alto, haverá necessidade de novo “Grito de Alerta”, até chegar ao momento de seu apelo ser compreendido e posto em prática.
Bem! Desejamos que fique bem claro não estarmos a concordar com Enid Câmara, simplesmente, por privar de sua amizade, mesmo não sendo mais o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará) e, sim, por sempre desejar o melhor para o Turismo, em suas variadas modalidades, do Ceará e do Brasil, este, vergonhosamente, recebendo, por ano, pouco mais de 6 milhões de turistas estrangeiros, afora mudar, constantemente, de ministros do Turismo e presidentes da Embratur, numa jogada politiqueira, para agradar apaniguados políticos.
Mas, retornemos ao principal assunto deste artigo, reforçando o pensamento da presidente da Câmara Setorial da Cadeia de Eventos, Enid Câmara, pois é necessária a tomada de decisão, com planejamento, seriedade, espírito ético e transparente, no tocante à veiculação, mais constante e abrangente, da Propaganda e da Comunicação, no Brasil e em outros países, para atrair mais turistas de negócios e de lazer também. 
Vamos, lá, gente, transformar o “Grito de Alerta”, dado na última reunião da Câmara Setorial da Cadeia de Eventos, realizada, recentemente, na sede da Adece, por quem é do ramo, líder e sabe onde as andorinhas dormem, numa ação amiúde, com vistas a incrementar o denominado Turismo de Negócios (Eventos), pois, segundo ela, a capital do Ceará possui condições de infraestrutura de suporte ao turismo, citando-se, como exemplos, o Centro de Eventos do Ceará, o maior da América Latina, além de outros, em hotéis, claro que em menores proporções. 
Por último, cara Enid, esperamos que seu importante e indispensável “Grito de Alerta” fira os tímpanos de quem não está nem aí para a necessidade de maior e de melhor promoção do Turismo de Negócios (Eventos) em plagas cearenses e seu apelo seja atendido. Para você, que, educadamente, sabe expor problemas, na sua área específica, e por que não dizer em outras, que atravancam o desenvolvimento sustentável do Turismo, no Ceará, resta-nos acrescentar: para você, tiramos o chapéu. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana, amigo-leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário