Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2018

CALEIDOSCÓPIO 13/06/2018

DO CAOS, UMA LIÇÃO – Diante das graves consequências ocasionadas pela recente greve dos caminhoneiros, pelo menos uma lição para ser apreendida e aprendida. Na imensidão do seu território, o Brasil não pode continuar a adotar quase totalmente, para escoamento de seus produtos, apenas uma forma – a do transporte rodoviário. Viu-se o que aconteceu no país inteiro. Com os braços parados dos caminhoneiros e o fechamento das estradas pelos caminhões o caos se estabeleceu. As populações de todas as cidades viveram momentos de perplexidade e angústia. Sem abastecimento, mercados, supermercados, postos de combustíveis não seguraram o preço de seus produtos. Pelo contrário, todos subiram exageradamente. Diante da dura lição, não é o momento de rever o abrir estradas do Presidente Washington Luiz e os processos desenvolvimentistas de Juscelino em relação aos transportes? Não é a hora de se retomar os modais marítimo e ferroviário para escoamento das safras e transporte em massa da população? Grandes países da Europa e de outros continentes têm estradas e autoestradas exemplares. Contudo, jamais abandonaram o trem e os navios para o escoamento do que produzem e transporte em massa de pessoas. Os modais marítimo e ferroviário, pelo contrário, continuam sendo carros-chefes. Suas utilizações são mais baratas e oferecem maior retorno. Nas décadas de 1930/1940 os dois modais predominaram. E mais: os custos são inferiores e não poluem tanto, como na queima de combustível no modal rodoviário. Não deixou de ser um crime o abandono, no Brasil, do uso regular de trens e navios. Como se deixar de lado 7.400km de extensão navegável que na costa possuímos? Ou os caminhos navegáveis dos nossos rios? 
PRODETUR+TURISMO ITINERANTE - O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber uma missão técnica do Prodetur Itinerante, iniciativa do Ministério do Turismo que oferecerá consultoria especializada de projetos a governos, prefeituras e empresários interessados em investir no setor. O objetivo é prepará-los para acessar os R$ 5 bilhões da linha de crédito Prodetur+Turismo.  No estado, cinco projetos receberam o selo que garante prioridade de tramitação no programa. Juntos, os projetos somam R$ 178,5 milhões. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, em evento que contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori   
RECORDE DE INSCRITOS - Pelo terceiro ano seguido o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema bate recorde de inscritos para as duas mostras competitivas. São produções em longa e curta-metragem enviadas para a 28ª edição, que acontecerá de 04 a 10 de agosto no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.
Para a seleção de 2018, o Festival recebeu 1.222 filmes de 18 países, dos quais, 286 inscritos para a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem e 936 para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. Os números anteriores: Em 2017 foram 1.113 filmes de 17 países, sendo 260 longas e 853 curtas. Em 2016 o festival recebeu 966 inscrições de 16 países, dos quais, 254 longas e 712 curtas. O número de curtas cearenses inscritos também foi recorde. Foram 116 para a 28ª edição, 19 a mais do que os inscritos na edição do ano passado. 
SÃO JOÃO NO DOM PEDRO LAGUNA - Este mês de junho é marcado pela chegada de uma das celebrações mais importantes do Dom Pedro Laguna -  a festa de São João. Além de ofertas especiais de hospedagem, o resort recebe, no dia 23 de junho, um arraial com tradicionais barracas de comidas típicas, bebida, brincadeiras para todas as idades e a apresentação da tradicional quadrilha Fulô do Sertão. 
Os hóspedes também poderão curtir uma estrutura completa em dois restaurantes, bar de praia, bar molhado, room service 24h, fitness center, jacuzzi exterior, campos de tênis, e kids club com monitores, além de um serviço de shuttle diário até Fortaleza. 
PARA EMBARQUE EM VOOS DOMÉSTICOS - Após análise técnica e normativa sobre os documentos de identificação em suporte eletrônico atualmente disponíveis, a Agência Nacional de Aviação Civil concluiu que eles podem ser apresentados pelos passageiros às empresas aéreas na hora do embarque em voos domésticos. Todas as companhias e empresas como a ABEAR foram comunicadas sobre a aceitação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), do Documento Nacional de Identidade (DNI) e do Título de Eleitor eletrônico.
De acordo com a norma, “o passageiro deverá apresentar para embarque documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro", o que vale para todos os documentos de identificação.
O uso do nome social também será aceito em documentos eletrônicos, desde que a alteração do registro conste no documento de identificação apresentado no momento do embarque. A facilidade já pode ser utilizada no caso do Título de Eleitor eletrônico, conforme entendimento do TSE.
TOUR HARLEQUIN EM FORTALEZA - A Harlequin Books Brasil está em uma tour por várias cidades do país, com muito bate-papo, interação e autores convidados. A próxima parada da Tour Harlequin será em Fortaleza, no sábado,  16 próximo, às 18 horas, no Saraiva (Shopping Iguatemi). Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de participar de um bate-papo com as autoras convidadas, Cassandra Gia e Sue Hecker, que passarão uma tarde incrível com os leitores, mediada pela editora Renata Sturm.  Os presentes ficarão sabendo de todas as novidades da editora. Ainda terão informações das escritoras, que falarão sobre o novo projeto juntas!
Além das obras das autoras convidadas, neste encontro serão discutidos os próximos lançamentos literários, as novidades que em breve estarão nas livrarias e o muito mais, com direito à brindes para os leitores.
SEMINÁRIO -  O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, participou na sexta-feira, 8, da abertura do seminário “Programa de Incentivo ao Turismo no Estado do Rio de Janeiro”. O evento foi realizado no Copacabana Palace e está sendo organizado pelo trade turístico, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança.
Na ocasião, serão divulgados os resultados já conquistados pela parceria do governo federal com os governos locais e iniciativa privada. O evento contou, ainda, com a presença do Secretário Estadual de Segurança, Richard Nunes; do Secretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix, e do presidente da Riotur, Marcelo Alves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário