Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2018

SÃO JOÃO DE SÃO LUÍS - PREDOMINAM NAS RUAS O “BUMBA MEU BOI” E O “CACURIÁ”

O São João de São Luís, teve abertura oficial na quinta-feira (14), na capital do Maranhão. Lá, além dos tradicionais São João e São Pedro, também se comemora São Marçal. As quadrilhas dão lugar a um dos espetáculos mais emblemáticos da cultura brasileira: o Bumba Meu Boi que, associado a outras “brincadeiras”. como o tambor de crioula e o cacuriá, tornam incomparáveis os festejos juninos ludovicences.
As barraquinhas estão armadas pela capital maranhense, cujo centro histórico é tombado como patrimônio cultural da humanidade. Comidas típicas, manifestações culturais e o pleno envolvimento das comunidades são marca registrada das festas juninas do Maranhão que, no ano passado, movimentaram R$ 60 milhões, dos quais R$ 20 milhões em São Luis.
O Bumba Meu Boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de 'sotaque', que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais, segundo a secretaria de Turismo de São Luís. Os “bois” são integrados por pessoas da comunidade que passam o ano trabalhando em trajes ornamentados com incríveis bordados feitos a mão.
Durante a festa não dá para deixar de provar o que há de mais típico na gastronomia maranhense. O arroz de cuxá, o guaraná Jesus e o suco de bacuri estão entre os itens mais procurados nas barracas de palha dos arraiás dos bairros e do centro histórico. Tudo embalado pelos ritmos e danças característicos da cultura local: Tambor de Crioula, Cacuriá, Dança do Coco, Bambaê de Caixa, Dança do Lelê, Dança Portuguesa e Dança do Boiadeiro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário