Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

JÁ COMEÇOU REFORMA DO AEROPORTO DE SALVADOR

O Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães, de Salvador, já se encontra com ações de sua reforma em andamento. Segundo a VINCI, empresa que, desde janeiro, administra aquele equipamento, a reforma está acontecendo em 3 fases: A, que foi o momento de transição da Infraero para a empresa francesa; B, que já está ocorrendo e é a fase mais importante, incluindo cerca de 90% de todas as intervenções; e a C, que será a complementação.
O terminal de passageiros do aeroporto contará com um aumento de 20.000m², passando de 65 mil para 85 mil m². As atuais duas pistas de pouso serão objeto de reformas, sendo que a menor, de 1.500 m² já se encontra em obras de recapeamento, com conclusão programada para ainda este ano. Após estas obras, a pista menor deverá receber, também, vôos comerciais, uma vez que, simultaneamente, está sendo feita nela a base de instrumentação para vôos.
Até o final deste ano será a vez da pista maior, com 3.000 m², que é a pista que detém a maioria dos vôos. Nela, será por etapas o seu recapeamento. Mesmo com o deslocamento provisório da cabeceira, ela terá espaço bastante para a operação normal e segura. Inicialmente, será a vez de uma das pontas com 900 m, depois a outra extremidade, também com 900 m e, por fim, os 1.200 m restantes, que é a parte do meio da pista. No entanto, somente no próximo ano isto ocorrerá, de sorte a que será indispensável a interrupção do tráfego por seis a sete horas por dia, sendo que as obras durarão cerca de três ou quatro mêses.
Uma questão que vem sendo discutida já há vários anos, tendo, até mesmo, merecido projeto elaborado pela Infraero, é a construção da terceira pista, o que facilitaria o crescimento considerável da quantidade de vôos. No entanto, a atual empresa administradora do aeroporto assegura de que, no momento, não está prevista essa possiblidade. Na conformidade das projeções da Vinci, o emprêgo de simples tecnologia permitirá o aumento da capacidade operacional do aeroporto. Hoje, o Aeroporto Internacional de Salvador pode realizar 28 operações/hora, mas êsse volume poderá alcançar até 32 vôos/hora.
A realidade é que o projeto de reforma deverá proporcionar a que os trabalhos planejados e em execução comecem a mexer em todos os seus espaços. Inclusive a parte destinada aos lojistas, que deverá sofrer também intervenção, com deslocamentos de alguns e a ampliação pela admissão de outras empresas. 
Uma das alterações que deverá ocorrer é a mudança do local destinado ao processo de revista pelo raio – X, passando para o andar superior, no saguão que, atualmente, está totalmente desativado. Já o check-in permanecerá como nos dias que correm, no piso inferior. Apenas, a sua configuração será alterada da situação atual para ser instalada em linha reta. Com essa nova configuração, os passageiros, depois de realizado o check-in, subirão a escada rolante para se submeter à revista do raio – X, após o que seguirão para o mesmo local da sala de espera como funciona hoje.
Na conformidade do projeto de reforma elaborado pela Vinci, a parte principal e mais importante será a construção de um novo píer, o qual será dotado de pontes rolantes. No momento, encontram-se em funcionamento onze pontes nas quais estacionam os aviões para embarque e desembarque. A nova configuração estará acrescentando a êsse espaço mais seis pontes de atracação, com os seus consequentes “fingers”.
As obras que já se encontram em execução dão contas de atender a muitas outras prioridades, como o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, cuja deficiência atual vinha gerando muito desconforto para passageiros e funcionários. A modernização dos banheiros é outro setor que está sendo alavancado, sendo que já foram reformados mais de uma dezena deles. Um outro setor da maior importância para a comodidade dos usuários é que estará em uso o serviço de “wi-fi” ilimitado, além de ser gratuito e ter o seu cadastro simplificado.
O próprio Diretor-Presidente do terminal pela Vinci, Júlio Ribas, esteve reunido com a Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio da Bahia, oportunidade em que detalhou, para os muitos representantes da comunidade turística baiana , como está sendo executado o projeto de reforma do Aeroporto. O encontro foi conduzido pelo Coordenador da Câmara da Fécomércio-BA, José Manoel Garrido.
Também participaram da reunião o Presidente em exercício da ABAV-
Ba, Jorge Pinto, a Diretora da Fecomércio, Avani Duran, uma das diretoras da ABIH-BA, Renata Prosérpio, entre vários outros dirigentes e integrantes das diversas entidades dos muitos segmentos do turismo baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário