Participantes da reunião do Conselho Gestor |
A definição de um plano de trabalho para o período 2018-2022 foi o assunto, em Brasília (DF), de reunião do Comitê Gestor que discute a implementação de um acordo voltado à promoção do Brasil como destino gay-friendly. A parceria, firmada em maio entre o Ministério do Turismo, a Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT, prevê a adoção de ações como o desenvolvimento de estudos e pesquisas de diagnóstico do segmento, a fim de conhecer o perfil e os hábitos de consumo deste viajante.
Os participantes discutiram a realização de uma campanha de sensibilização do trade turístico para o atendimento de visitantes LGBT, além da oferta de qualificação a trabalhadores e gestores do setor. Rodrigo Arevalos, analista da Coordenação-Geral de Turismo Responsável do MTur, previu avanços no sentido de se aprimorar a atenção a esse público. “A ideia é sensibilizar o trade e proporcionar ao turista LGBT chegar a um destino e ser bem recebido”, explicou Arevalos.
O acordo envolve ainda o apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos do ramo, além da participação conjunta em feiras de turismo.
A parceria para a promoção do segmento contempla metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2018-2022 para oferecer acesso democrático à atividade. O grupo que debate a implementação do acordo tem nova reunião marcada para 15 de setembro.
ORIENTAÇÕES - Uma cartilha lançada em 2016 pelo MTur orienta os prestadores de serviços do setor quanto à adequada recepção do público LGBT. O Guia 'Dicas para atender bem turistas LGBT' reúne práticas que proporcionam acolhimento e respeito a esse viajante em destinos e equipamentos da área. A publicação é uma parceria da Pasta com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.
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