Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

LANÇAMENTOS - FESTIVAL DE DANÇA DO LITORAL OESTE COMEMORA 10 ANOS

A cidade litorânea de Trairi, no Ceará, será palco do 10º Festival de Dança do Litoral Oeste, que acontece neste final de semana. Começou ontem e vai até  amanhã. Ontem, a noitada foi dedicada ao lançamento do catálogo Festival de Dança do Litoral Oeste: 10 anos em companhias. Com programação gratuita, o Festival recebe, além de companhias cearenses, o grupo colombiano em Ningúnlugar, com o espetáculo Las Últimas Cosas, hoje. às 22h, e, da Bahia, a Experimentando NUS Cia de Dança, com a estreia nacional de Borda Infinita, amanhã, às 21h. A abertura oficial da décima edição será hoje, às 19h30, na Praça da Justiça.
Considerado um dos principais eventos do gênero no Ceará, o Festival de Dança do Litoral Oeste tem como proposta ser uma ação descentralizadora e democrática de circulação dessa arte, priorizando a produção cearense. O fortalecimento do segmento e a democratização do acesso à cultura na Região do Litoral Oeste cearense estão presentes desde a primeira edição do Festival, que é fruto de mais de duas décadas de ações continuadas e permanentes em dança das cidades de Itapipoca, Trairi e Paracuru. Com formação técnica, pesquisa, criação, montagem, mostra e difusão, as três cidades se dividem como sede do Festival a cada ano.
Catálogo - Para comemorar os 10 anos do Festival de Dança do Litoral Oeste, ontem, à noite, foi lançado o catálogo Festival de Dança do Litoral Oeste: 10 anos em companhias. A publicação reúne imagens e informações que marcaram uma década de realização do evento de forma compartilhada por instituições e grupos de dança de Itapipoca, Trairi e Paracuru. Houve também depoimentos de parceiros e colaboradores. Durante o coquetel de lançamento, no jardim da Pousada Lírios do Campo, em Trairi, o Mestre da Cultura / Tesouro Vivo do Estado do Ceará, Moisés, apresentou-se com a Roda de Coco de Lagoa do Alagadiço.
PROGRAMAÇÃO - Hoje, após a abertura oficial, o Festival contará com três espetáculos de companhias cearenses. Quem abre a programação é a Paracuru Cia de Dança e a Escola de Dança de Paracuru. Depois.haverá o espetáculo “Estado de Luta”, da Cia Balé Baião de Itapipoca. A atração seguinte é “Caiçaras Entre Linhas e Redes”, com a Arreios Cia de Dança, de Trairi. Encerrando a programação da noite o grupo colombiano enNingúnlugar apresenta “Las Ultimas Cosas”, com direção de Luis Rubio..
Amanhã, quatro grupos a se apresentam: o Itinerário Formativo de Dança, da Escola de Artes de Sobral, com o espetáculo “Pertenço, direção coreográfica de Rubens Lopes (Fortaleza) e dramatúrgica de Gerson Moreno, diretor do Balé Baião, de Itapipoca. De Salvador, a ExperimentandoNUS Cia de Dança faz a estreia nacional do espetáculo “Borda Infinita”, obra que comemora 10 anos de existência e produção em dança da companhia baiana.
Fortaleza estará presente no Festival com duas atrações. A primeira é “A Rua eh Noiz”, da Cia de Dança Katiana Pena, traduzindo a periferia em cena, mostrando a gente guerreira dos bairros e favelas. A outra é “Soluto”, da Cia de Dança Ritmo 'Soul'to, que aborda uma pesquisa desenvolvida onde o principal fio da meada é o café e sua história antropológica. Para encerrar a noite e o Festival, o público acompanhará o show dos Tambores Afro Baião, de Itapipoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário