Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

12ª PRIMAVERA DOS MUSEUS - VASTA PROGRAMAÇÃO EM TODO O PAÍS ATÉ DOMINGO

MUSEU DO CEARÁ, FORTALEZA-CE
Começou na segunda-feira (17) a 12ª Primavera dos Museus. Com programações até o próximo domingo, 23, a temporada contará com a participação de 900 instituições, somando mais de 2.787 eventos em todo o país. O tema “Celebrando a Educação em Museus” propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural nos museus.
Como parte da programação, foi realizado o lançamento e a divulgação do Caderno da Política Nacional de Educação Museal – PNEM no Museu Casa Histórica de Alcântara (MA), no Museu Vitor Meirelles (SC) e no Museu Missões (RS). No Recife, o Museu da Abolição, em parceria com o Paço do Frevo e Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, realiza o Seminário de Educação Museal: das incertezas, os futuros.
No Rio de Janeiro, o Museu Histórico Nacional ofereceu, no dia 17, as oficinas “A aplicabilidade da Política Nacional de Educação Museal” e “Baú da História da Educação Museal para profissionais do campo, demonstrando a aplicabilidade dos princípios e diretrizes da PNEM”. Já no Museu da República realizará o Seminário 'A função educacional dos museus 60'. O objetivo é avaliar e discutir sobre o Seminário Regional da Unesco que ocorreu em 1958 no RJ e quais serão os desafios nos próximos 60 anos para educação museal.
O Museu da Inconfidência sediou, de 18 a 21 últimos, o 1º Seminário de Educação em Museus de Ouro Preto. O evento vai reunir diversos profissionais para debaterem questões e desafios sobre o tema. Haverá também apresentações das ações educativas dos museus de Ouro Preto e de Minas Gerais; e lançamento do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). Também em Minas Gerais, o Museu Regional de São Joao Del Rei nos dias 17 e 18 promove o I Seminário de Educação Museal da Rede de Educadores de Museus Campos das Vertentes.
MUSEUS DOCEARA - Estão participando da 12ª Primavera dos Museus, com programação extensa e variada, os seguintes municípios do Ceará:   
Aquiraz, Aracati, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Cariré, Caucaia, Fortaleza, Granja, Ibaretama, Ibiapina, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Meruoca, Nova Olinda, Pacatuba, Pacoti, Pindoretama, Quixadá, Redenção, Sobral e Tianguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário