Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

QUE O TURISMO NÃO SOFRA SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE

No nosso último artigo, dissemos o que queremos, no próximo governo, das áreas federal, estadual e municipal, para o Turismo de Fortaleza e do Estado, evidente, também, para os municípios turísticos, na avaliação do Ministério do Turismo (Mtur) e da Embratur. Para alguns leitores, o que escrevemos pode ter sido considerada uma utopia, mas pensar grande é recomendável, não ofende e somente incentiva os que militam, nesse segmento econômico, a executar ações construtivas, visando à exploração racional, pautando-se na ética, transparência e profissionalismo em tudo.
Bem! No Ceará, com a reeleição do governador Camilo Santana, é evidente que dará continuidade às realizações em prol do turismo cearense. Dará, dentre as plataformas de sua gestão, um olhar especial, para esse segmento econômico e cultural, no sentido amplo do termo, visto estar ciente de que o Turismo, com ações planejadas, é capaz de criar oportunidades de trabalho, gerar renda, distribuí-la e divulgar a Cultura do povo cearense, levando-a, mediante a captação de turistas e visitantes de outros Estados brasileiros e de estrangeiros.
Acreditamos que o governador do Ceará, Camilo Santana, não substituirá o titular da pasta do turismo estadual, Ariado Pinho, convidando-o a prosseguir no cargo a fim de concluir, em mais quatro anos de sua administração, o que foi planejado. Esperamos que Camilo Santana, para agradar alguns candidatos a deputados estaduais e federais, que não foram eleitos ou reeleitos, não venha a nomear um deles, para ser o titular da Secretaria do Turismo do Ceará – Setur.
Isto posto, que Deus nos livre de o futuro secretário estadual do turismo alencarino seja um político, perdedor nas eleições do mês em curso! Deus nos livre mesmo de tal inconveniência, ou seja, uma pessoa que nada entende de turismo e sem vocação ocupe importante cargo público. Que Deus nos livre mesmo, amigo-leitor ! Mas, se tal acontecer, o trade turístico, de forma educada e respeitosa, deve dar um “puxão-de-orelha”, no governador Camilo Santana, para não contribuir com a destruição de um trabalho, em parceria com empresários do ramo, há anos, e que vem dando certo, atraindo, cada vez mais, turistas e visitantes, para nosso Estado, mormente para Fortaleza, a “Loira Desposada do Sol”, no decantar do poeta cearense, Paula Nei, falecido, no século XX, na cidade do Rio de Janeiro.
Bem, prezado leitor-amigo. O apelo está feito ao governador Camilo Santana. Se cumprirá ou não o que ventilamos acima, a decisão é somente dele e de mais ninguém. Desejamos, outrossim, que o “trade turístico” dê a sua parcela de contribuição, em suas atividades específicas, para o fortalecimento, a valorização e a divulgação do potencial turístico do Estado do Ceará, elevando-o a um patamar de destaque, no tocante ao “ranking” do turismo nordestino e por que não brasileiro?
Eis, pois, caro leitor-amigo, nosso primeiro apelo ao governador-reeleito, Camilo Santana,  isto é, nomeando um gestor capacitado, de fácil diálogo, que ame tudo o que for relacionado com turismo e nada de estrelismo, pois estrelas somente devem existir, no firmamento, para deleite dos seus habitantes, dos turistas e dos visitantes. Deve o futuro gestor da Setur ter sempre  em mente que Turismo é atividade plural e que impacta mais de 60 atividades socioeconômica e cultural. Tudo pelo Turismo do Ceará. Obrigado, leitor-amigo pela leitura e ótimo fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário