Há precisamente 3 décadas, duas jovens impetuosas e idealistas, imaginaram a possibilidade de realizar um evento que pudesse vir a ter repercussão nacional, no setor do turismo. A particularidade é que elas se encontravam no extremo sul do Brasil: Gramado, na Serra Gaúcha.
Dalí à concepção do FESTURIS – Festival de Turismo de Gramado, foi questão de articulação do projeto e sua programação.
MARTA ROSSI e SILVIA ZORZANELLO foram as duas audaciosas garotas que mal sabiam que, pouco depois, estariam “assombrando” o país com o estrondoso sucesso de sua iniciativa. Hoje, o FESTURIS comemora os seus 30 anos de “estrada”. E o faz com a consolidação daquele projeto que, de começo, parecia simplesmente uma ambiciosa aventura.
Nos seus 30 anos, o FESTURIS envaidece-se de se constituir no maior evento privado destinado à comercialização e promoção do turismo brasileiro e internacional. Com muita justiça, orgulha-se de registrar a participação de nada menos do que dezenas de países representativos do turismo dos cinco continentes.
Faz-me recordar os idos dos primeiros anos, quando a magnífica visão empreeendedora buscou expandir os negócios além-fronteiras nacionais. Já contando, evidentemente, com o apoio da América do Sul, principalmente dos países do Mercosul, buscaram transpor as águas do Atlântico para conquistar parceria com os países do “Velho Mundo”.
E Portugal, evidentemente, foi a primeira sacada. Encontrava-se, então, no Departamento de Turismo lusitano no Brasil o querido amigo PAULO MACHADO. Através dele, os contatos geraram o início de uma virtuosa conquista: a vinda, a cada ano, de maior número de nações estrangeiras para prestigiar o espetacular evento.
Hoje, quando contabiliza a participação de mais de 10.000 profissionais e empresários do turismo em todo o mundo, valendo menciona a presença de tantas nações, a exemplo de: Mônaco, Itália, Argentina, Uruguai, Perú, Costa do Marfim, Bahamas, Estados Unidos, África do Sul, Portugal, Aruba, Turks & Caicos, Noruega, Seychelles, Israel, Cuba, Itália, República Dominicana, Paraguai, Saint Martin, Los Cabos, e tantos mais.
Entre eles, vale destacar ainda a presença, pela primeira vez, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que contará com estande através do qual estará apresentando as tantas atrações dos países árabes. Será, portanto, um dos mais destacados expositores. Mas, ainda vale mencionar que, da região, estarão igualmente presentes ao FESTURIS as companhias aéreas Emirates (dos Emirados Àrabes Unidos) e a Royal Air Maroc (do Marrocos).
Uma outra presença internacional que, pela vez primiera, estará marcando destaque em Gramado, será a Catalunha, festejada região espanhola que tem em Barcelona o seu carro chefe.
Da mesma sorte que pela “primeira vez” estará no evento é o Brand USA – Marketing de Destinos dos Estados Unidos, representados no Brasil pela AVIAREP. do Brasil. Uma outra novidade será a presença promocional da Região Costa Verde e Mar de Santa Catarina.
Como se constitui igualmente participação que merece o justo destaque, pela importância fundamental da sua e, retornando ao FESTURIS, é da CVC. A festejada empresa do turismo nacional que estará patrocinando o Espaço Viagem.
Mas, sem a menor dúvida de que uma das maiores atrações do FESTURIS, que estará sendo realizado entre 08 e 11 de novembro próximo, no Centro de Eventos Serra Park, será da “Diversidade e Conteúdo no Espaço LGBT”. Serão reuniões entre expositores e compradores, que ocorrerão pela Ferramenta Buyers Club.
Serão palestras e encontros durante os dias do evento, salientando que, por exemplo, a Sala Diversidade estará contando com exposições entre as 14hs30 e as 18hs00, com destaque para “Experimente Nova Viagem Cultural”, “Turks & Caicos”, “Tranquilidade, Privacidade e Exclusividade”, “Loyalty 3.0: A importância do relacionamento com fornecedores e clientes”, “Pará, a obra-prima da Amazônia”, dentre outros temas.
Uma outra novidade nos 30 anos do FESTURIS Gramado será o “Espaço Influência”, já com participação consolidada. Destaque igual para a participação de Juliano Kimura no Meeting Festuris, que falará sôbre “Conteúdo e Networking”, Inovação Digital: Soluções Eficientes e Resultados Otimizados. Ainda será expositor, que está sendo aguardado com espectativa, é Richard Alves, que falará sobre “Destinos Turísticos Inteligentes – Experiência Brasil”.
Êsse é um retrato em “3x4” do que será a 30ª edição desse espetacular acontecimento do turismo brasileiro: o FESTURIS – Festival de Turismo de Gramado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário