Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2018

AO AMIGO E CONFRADE JOSÉ RANGEL, NOSSO SENTIDO ADEUS

Nosso artigo desta semana – como não poderia deixar de ser - é a respeito do falecimento do amigo e confrade José Carneiro Rangel, que deixou saudades, com sua ida definitiva, sábado último, para outra dimensão, depois de ter vivido 72 anos de idade e mais de 40 como jornalista, atuando, por 30 anos, como colunista social, no Jornal O Povo, empresa de comunicação, na qual iniciamos, em 1974, nossas atividades jornalísticas, depois de formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Ainda estamos consternados com sua partida eterna, visto nosso convívio, de muitos anos, ser constante, nas reuniões de nossa entidade e nas do trade turístico, em Fortaleza, nos congressos nacionais da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) e em outros eventos por esse Brasil afora.
Os amigos, leitores e admiradores do jornalista José Rangel, são unânimes em reconhecê-lo como um profissional, que sempre fez a diferença pelo ser humano de ótima índole, com educação esmerada, formação profissional, inclusive formando-se, em Paris-França, em Jornalismo, além de sociólogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e inúmeras viagens ao exterior, a exemplo do Marrocos e Marrakesh. Era incansável e criterioso, em sua atividade jornalística, buscando sempre a verdade dos fatos, para não ludibriar os leitores.
Ele - como dissemos acima - foi um jornalista incansável, exerceu diversas funções, fora das redações do jornal O Povo, da TV Verdes Mares e TV Diário do Nordeste. Há anos, prontificou-se a fazer cobertura jornalística, na Assembleia Legislativa do Ceará, divulgando fatos da Política cearense, em seu muito lido Blog, e no jornal Litoral Oeste. Era sócio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará e da Associação Cearense de Imprensa – ACI. Pertencia, ainda, à Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur), um dos seus fundadores, e ao Skal Club de Fortaleza, com destacada atuação.
Dentre outras atividades, Rangel, formado em Paris e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, foi, também, editor de Política, página Internacional do O Povo, promoveu festas para a sociedade fortalezense, com a escolha de um país, para dar um cunho internacional às suas promoções, afora bilhete aéreo, para quem fosse sorteado, na ocasião, com direito a acompanhante. Ele marcou, sem dúvida, pelo exposto acima, época, no Jornalismo Cearense e nas Mídias Sociais, acompanhando a evolução da Informática e ampliando seus conhecimentos sobre modernas tecnologias em várias áreas das Ciências Humanas.
Bem, amigo-leitor! Eis, pois, nossa singela homenagem ao amigo, confrade e cidadão José Rangel, que, conforme sempre diz, em seu programa dominical, na TV Cultura de São Paulo, quando morre alguém do seu círculo de amizades, a seguinte frase: “Morreu fora do combinado”. Na verdade, Rangel viajou para outra dimensão, mas continuará sempre presente, nas mentes e nos corações de sua esposa, de seus filhos e demais familiares, sem falar dos colegas e amigos de profissão. 
Por último, a Você, que soube ser gente, o nosso sentido adeus, com quem tivemos o privilégio de conviver, nas lides jornalísticas, viajando, juntos, para participar de eventos turísticos, em Fortaleza, e por outros Estados do Brasil, sendo o derradeiro, na cidade de Gramado-RS, por ocasião do maior evento turístico de negócios da América do Sul, ou seja, o FESTURIS, promovido, no início de cada novembro, por nossa amiga Marta Rossi, seu sócio Eduardo Zorzanello e seu filho Maurício, com uma competente equipe de trabalho. 
Lembrando sua presença a nosso lado, vale citar que, em Gramado, nas horas de folga, fomos de jardineira conhecer alguns atrativos da cidade e registramos, com fotos, suas belezas naturais e artificiais, sentindo-nos como se estivéssemos em visita a um país europeu por sua linda e encantadora arquitetura e arborização. 
Bem, estimado Rangel: QUE DEUS O TENHA À SUA DIREITA E INTERCEDA A ELE, PARA NOS PROTEGER, NESTE PLANETA, ATÉ O DIA EM QUE, TAMBÉM, VIAJAREMOS (A ÚNICA CERTEZA QUE TEMOS NESTA VIDA) PARA A ETERNIDADE. SAUDADES, AMIGO E CONFRADE RANGEL. A VOCÊ, O NOSSO SENTIDO ADEUS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário