Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de julho de 2019

EUCLIDES DA CUNHA, O HOMENAGEADO - PARATY EM FESTAS ATÉ DOMINGO COM A 17ª EDIÇÃO DA FLIP

Show de abertura
A 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começou na quarta-feira e vai até o próximo domingo (14). A sessão de abertura do Programa Principal da Flip foi à noite, às 19h, no Auditório da Matriz, com a mesa Canudos, participando a crítica literária Walnice Nogueira Galvão, autora de mais de 40 livros, dos quais 12 são dedicados ao escritor Euclides da Cunha, grande homenageado do evento este ano. Em seguida, às 20h, houve o espetáculo de abertura, Mutação de Apoteose, no Auditório da Praça, com a presença da atriz, dramaturga, diretora e artista visual Camila Mota.
Durante o evento haverá programações gratuitas por toda a cidade. O Programa Educativo, a Flip+, as Casas Parceiras e a Praça Aberta são alguns exemplos de atividades da festa com acesso livre para o público visitante e moradores do município. No Auditório da Praça, junto à Igreja Matriz, ocorrem mesas literárias e shows musicais, também com entrada liberada.
.VIVÊNCIAS - A Flip introduz o módulo artístico Terra Nova, que pretende traçar novas vivências na cidade de Paraty para moradores e visitantes, a partir da instalação No ar, concebida pela artista Laura Vinci, com a performance Máquina do Mundo, do núcleo de arte da Mundana Companhia de Teatro. Uma nuvem de vapor instalada na ponte, que é o principal acesso do público ao Centro Histórico de Paraty, leva a uma reflexão sobre a transformação dos estados da natureza, incentivando as pessoas a descobrirem novas configurações na névoa.
Dentro do Programa Principal, a Flip+ apresenta filmes clássicos de longa metragem brasileiros no Cinema da Praça que, segundo Fernanda Diamant, dialogam com Os Sertões e o universo criativo de Euclides da Cunha. Destaque para os filmes Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho; Árido Movie (2005), de Lírio Ferreira; e Tabu (2012), de Miguel Gomes.
AUTORES - Entre os autores nacionais e estrangeiros que participam este ano da Flip estão a compositora Adriana Calcanhoto; o líder indígena e ambientalista Ailton Krenak; a artista e dramaturga brasileira Grace Passô; a artista interdisciplinar portuguesa Grada Kilomba; o escritor angolano Kalaf Epalanga, membro da banda Buraka Sim Sistema; a escritora americana Kristen Roupenian; a fotógrafa inglesa naturalizada brasileira Maureen Bisilliat; a escritora canadense Sheila Heti.
A Flip conta com patrocínio do Ministério da Cidadania e do Banco Itaú, e copatrocínio da EDP e CMPC. (Com a Agencia Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário