Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2019

PALMAS - 30 ANOS COMPLETA A MODERNA CAPITAL DO TOCANTINS

PALÁCIO ARAGUAIA
Os 30 anos da capital mais jovem do país estão chegando. Na próxima segunda-feira a benjamim das capitais brasileira festeja data com uma programação envolvente e que contempla cultura, esporte e lazer, levando alegria e diversão para toda a população. A Praia da Graciosa foi o local escolhido para receber a festa de aniversário, no domingo, 19, véspera de feriado, que terá espetáculo musical com atrações de Palmas e os artistas de destaque nacional, o duo de DJs, Felguk, e as duplas Vitor e Luan e Henrique e Juliano.
 A programação começará às 16 horas, no palco II, onde a população terá acesso a eventos de esporte e lazer, como zumba, treinamento funcional, slackline, ioga, dança e palhaçarias. As carretas do Serviço Social do Comércio (Sesc), Sesc Lazer e BiblioSesc também estarão com atividades na Praia.
 A partir das 18 horas, será iniciado o espetáculo musical, Palmas a Capital do Calor Humano, tendo o pôr do sol como pano de fundo, que será saudado pela Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana, seguida por uma sunset do Duo, Felguk.  Depois,  começam as apresentações de artistas de Palmas que fazem parte das três décadas de história da Capital, dos mais antigos até os mais jovens, e da dupla Vitor e Luan, que gravaram o hit 'Ressaca de Sentimento' com participação de Henrique e Juliano. Para encerrar, o ritmo mais querido da região, o sertanejo, com a mais palmense de todas as duplas, Henrique e Juliano.
No espetáculo musical, a história de Palmas será lembrada em três atos, construção, formação e conformação. A construção vai relembrar o cruzeiro, o pioneirismo e os homens fortes nesse processo; a formação remonta a segunda década, mais conectada a terra, o desenvolvimento, e a identidade do cerrado e, o terceiro ato apresenta uma homenagem às mulheres que fazem parte desse processo histórico, explica o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovanni Assis. “
 CORTE DO BOLO - A festa continua na segunda-feira, 20 de maio, data oficial da criação de Palmas, com o tradicional corte do Bolo, em um piquenique no Parque Cesamar, a partir das 9 horas, e programação que segue até a tarde, com sessão de cinema no Museu Casa Suçuapara e Desfile Cívico.
EVENTOS CULTURAIS - Além dos eventos festivos de hoje e amanhã, a programação de aniversário de Palmas terá ainda 1ª Mostra de Fotografia do CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins - Palmas 30 Anos, na Galeria Municipal de Artes, de 17 de maio a 16 de junho; a Mostra 30 anos de Cinema em Palmas - A construção de uma Identidade, de 18 a 26 de maio, no CineCultura; o Quarta Clássica, AmazôniCantoria, dia 22 de maio, e a exibição do espetáculo de dança, Cinderela, dias 30/31 de maio e 1º de junho.
As pessoas que se destacaram na história da Capital também serão homenageadas com a entrega da Comenda Palmas 30 anos, dia 24 de maio, no Theatro Fernanda Montenegro. E no Congresso Nacional, haverá sessão especial no Senado Federal em homenagem à Capital, no dia 23 de maio.
HISTÓRIA - A capital de Tocaanins é a maior cidade do estado. do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Na luta no Congrsso foi líder inconteste o cearense José Wilson Siqueira Campos. Conseguindo êxito na campanha, já como governador do Estado encarregou, os arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, para que elaborassem um projeto arquitetônico e urbanístico para a capital do novo Estado. Projeto concretizado, hoje Palmas é um exemplo de uma cidade bonita e que atende aos anseios da sua população, exemplo o inteligente traçado das ruas e avenidas.  
Palmas, o nome dado à capital do Tocantins, foi em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), onde surgiu o primeiro movimento separatista da região, na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário